"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Filme "Abandonados" ganha prémio de Direitos Humanos em festival local da capital alemã

O filme "Abandonados", de Francisco Manso, retrato da invasão japonesa de Timor-Leste na II Guerra Mundial, conquistou o prémio de Direitos Humanos do Kiez Film Festival, em Berlim, anunciou hoje a organização.

O Kiez Berlim Film Festival é uma iniciativa local de divulgação de diferentes cinematografias que decorre ao longo do ano em galerias de arte e centros culturais da capital alemã, com o objetivo de envolver "comunidades locais a desfrutar de exibições de filmes em espaços alternativos" e em "ambientes informais e descontraídos", como se lê na página do certame e na plataforma FilmFreeway que o acolhe.

Os prémios são distribuídos mensalmente em diferentes categorias, de melhor filme ou documentário, a melhor interpretação, melhor música ou melhor produção em ambiente escolar, e a escolha é feita pelo júri, na sequência de encontros e debates com o público.

A escolha de "Abandonados", hoje comunicada à equipa do filme, realizou-se no âmbito das sessões realizadas em novembro no centro social da praça Helmholm e na galeria Luisa Calucci, no bairro de Schillerkiez, que envolveram o produtor e fotógrafo Michele Princigalli, a curadora Luisa Catucci, o especialista em media Igor Wolfango Schiaroli e o artista visual Filippo Gregoretti, segundo a página do festival.

A longa-metragem estreou-se nas salas portuguesas no passado mês de julho, depois de ter sido exibida pela RTP como série filmada, na versão longa, em dezembro do ano passado.

O filme e a série filmada, dirigidos por Francisco Manso, têm por referência o livro "Timor na II Guerra Mundial - Diário do Tenente Pires" (2007), do historiador António Monteiro Cardoso (1950-2016), e tem como fio condutor a vida do oficial português Manuel Pires, então administrador de Baucau, que tentou retirar o maior número possível de timorenses, portugueses e australianos do território, face à entrada das forças japonesas e à ocupação durante o conflito.

Estima-se que, durante a invasão e a ocupação de Timor-leste, tenham morrido entre 50.000 e 70.000, por causa da guerra, da fome, das doenças e dos trabalhos forçados a que foram obrigadas.

O elenco conta com os atores Marco Delgado, que desempenha o papel do tenente Manuel Pires, Maya Booth, António Pedro Cerdeira, Soraia Tavares, Elmano Sancho, Luís Esparteiro, Virgílio Castelo, Joaquim Nicolau, Vítor Norte, José de Abreu e Chico Diaz, além de atores e figurantes timorenses, japoneses e chineses.

Francisco Manso é autor de várias produções para cinema e televisão, como "O testamento do senhor Nepomuceno" (1997), "Assalto ao Santa Maria" (2010), "O Cônsul de Bordéus" (2011) e "O nosso cônsul em Havana" (2019).

 


Fonte: LUSA | 28 de dezembro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,712,705