"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

D. Dinis inspira ciclo de música medieval no Castelo de Leiria em 2024

A obra de D. Dinis, o rei Trovador, é uma das inspirações do Ciclo de Música Medieval de Leiria, que vai levar ao Castelo de Leiria seis concertos e oficinas dedicadas à época medieval entre janeiro e dezembro de 2024.

© CM Leiria

O ciclo dará destaque à música medieval da Península Ibérica, com particular incidência nas “obras do rei de Castela e de Leão Alfonso X, como também do seu neto, o rei D. Dinis, que tão importante é para o nosso país e em especial em Leiria”, explicou à agência Lusa Ricardo Alves Pereira, que reparte a direção artística do evento com Esin Yardimli Alves Pereira.

Poeta, o rei D. Dinis (1261-1325) escreveu um grande número de letras para cantigas de amigo, cantigas de amor e cantigas de escárnio e maldizer. Contudo, sublinha o responsável pelo ciclo, “só uma muito pequena coleção existe com notação musical”, descoberta em 1990 na Torre do Tombo pelo musicólogo norte-americano Harvey Sharrer.

“São as únicas canções dele [D. Dinis] que temos até agora com notação musical. Nós vamos tocá-las ao vivo e mostrar no ‘workshop’ os escritos. Vai ser muito interessante”, destaca, de entre a programação, Ricardo Alves Pereira, que é também investigador e músico.

O grupo The Wandering Bard, composto pelo próprio Ricardo Alves Pereira (alaúde) e por Esin Yardimli Alves Pereira (‘vielle’) interpretará os seis momentos do programa. Com eles no Castelo de Leiria estarão o percussionista António Casal como músico residente, além de outros convidados, casos do multi-instrumentista e violeiro Orlando Trindade e dos cantores líricos Irene Brigitte e Jorge Luís Castro. Pensado para dar a conhecer “o passado da região e, de forma mais ampla, da Ibéria” através de ‘workshops’ e concertos, o ciclo debruça-se sobre a componente “bela e poética - e até mesmo espiritual - desta época [medieval] e a sua relação com a própria música”. Para Ricardo Alves Pereira, a ligação de D. Dinis a Leiria reforça o sentido e simbolismo de apresentar os temas e músicas medievais no Castelo, “símbolo muito importante para a cidade e para o país” e onde, à época, “muito possivelmente se terão ouvido as obras que iremos interpretar ao longo do ciclo”.

O evento dedicado à cultura medieval surge por iniciativa da produtora CordaSonora, do município de Leiria e do Castelo de Leiria e pretende ser “uma janela para a cultura medieval ibérica”. O programa foi pensado para coincidir com “datas importantes do calendário solar cristão e pagão”, destaca o diretor artístico. O arranque é a 06 de janeiro, Dia de Reis, com o ‘workshop’ “Cantigas de Santa Maria: uma introdução” e o concerto “O rei e a virgem”.

Para o dia 23 de março anuncia-se a oficina “Diálogo intercultural: a herança” e o espetáculo “Entre o mar e terra”.

“Instrumentos medievais ibéricos” e “Festival de alegrias” são as propostas para 01 de maio, enquanto no dia 22 de junho fala-se de “Rei Trovador e o Rei da Luz” e ouve-se “Poeta, poesia e musa divina”. Na reta final do ciclo, a oficina de 01 de novembro é dedicada a “Janela para a vida medieval: Cantigas de Santa Maria” e o concerto intitula-se “Colheita de melodias”. A fechar, a 21 de dezembro, partilham-se “Práticas sazonais das Cantigas de Santa Maria” e juntam-se todos os artistas residentes e convidados para o concerto “Um Natal medieval”.


Fonte: LUSA | 28 de dezembro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,711,706