"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Britânicas Figs in Wigs estreiam-se em Portugal em fevereiro no Teatro do Bairro Alto

O coletivo britânico de mulheres Figs in Wigs, com a sua adaptação de “Mulherzinhas", de Louisa May Alcott, é uma das 13 propostas da programação do Teatro do Bairro Alto (TBA), em Lisboa, para o primeiro trimestre de 2024.

Teatro do Bairro Alto © EGEAC

A coreógrafa Vera Mantero, o artista multidisciplinar Jonathan Uliel Saldanha, o rapper Xullaji, o bailarino Dougie Knight, o teatro da companhia Cão Solteiro são outros nomes que vão passar pelo TBA, de janeiro a março do próximo ano.

“Little wimmin”, versão feminista do clássico “Mulherzinhas” - como o próprio termo 'wimmin' reforça - será apresentado em Lisbooa, pelas mulheres de Figs in Wigs, em 3 e 4 de fevereiro.

"Em 'Little wimmin', elas assumem a tarefa indiscutivelmente árdua de adaptar fielmente o romance 'Little Women' e transformá-lo num vertiginoso desfile de adereços surrealistas", escreveu o jornal The Guardian em 2021, sobre esta versão, enumerando elementos do cenário: "Uma fonte de gelo em forma de pénis, uma pessoa disfarçada de árvore de Natal, uma margarita gigante".

Figs in Wigs "não é realmente uma companhia de dança", explicava então o jornal britânico: "Embora haja dança nos seus espetáculos, também há drama (mais ou menos), comédia (mais ou menos), personificações (mais ou menos) e, ocasionalmente, algum 'eletro-punk' caseiro (mais ou menos) [...]. O seu trabalho é um ato de apropriação. É a transformação da realidade que as rodeia num mundo em que possam querer viver. Um lugar de estranheza e cor, de teoria sofisticada, de cuidado e de comunhão".

"Wimmin" era o termo usado pelas pioneiras do movimento feminista britânico para o plural de mulher ("women"), de modo a evitar o sufixo "men" (homens).

Na programação do TBA, a primeira proposta do ano pertence a Vera Mantero e Jonathan Uliel Saldanha, com “'Esplendor e dismorfia' + 'The breaking point'", uma performance e um filme, em cena de 12 a 14 de janeiro.

Uma conversa sobre “Fertilizar e nutrir”, com Andreia Garcia, Aoaní Salvaterra, Henda Vieira-Lopes, Jade Rocha, Mulheres Negras Escurecidas (MNE) e Vinícius Couto, a 17 de janeiro, um concerto com o rapper Xullaji, no dia 19, um 'workshop' de Filipa Bossuet sobre "falar/fazer", a 27 de janeiro, e a dança de Dougie Knight, em 27 e 28 de janeiro completam a programação do TBA para o primeiro mês de 2024.

“Temos diante dos olhos uma catástrofe sem fim”, escreve o diretor artístico do TBA, Francisco Frazão, na programação do trimestre, acrescentando que esta não incidirá sobre “o estado do mundo”.

“Torcer e distorcer. Recusar o hábito, desconfiar dos sistemas e dos clássicos, remisturá-los em cocktails impossíveis. Olhar para a estranheza, o inquietante, como quem volta a casa: se calhar é isso um teatro”, acrescenta Frazão, na apresentação do cartaz.

A 10 de fevereiro, Sofia Borges, Marta Warelis, Lula Pena, António Poppe e Carlos Santos estarão no TBA, na rua tenente Raul Cascais, para um concerto integrado no Festival Rescaldo.

“Se nãos és lésbica, como é que te chamas?”, peça de teatro de Alice Azevedo, em cena de 21 a 24 de fevereiro, e um 'workshop' sobre falar/fazer de Paulo Pascoal, suboirdinado ao tema “Re-existência na terra”, a 24 de fevereiro, completa a programação para fevereiro.

Em março, destaque para a peça de teatro “The man who as a spoon”, da companhia Cão Solteiro, de 06 a 09, do concerto de Fuensanta com Marta Arpini & Paula Bilá, dia 15, e para a performance “Notebook”, de Alexandra Bachzetsis, nos dias 22 e 23.

“Caminhada simbiótica”, um 'workshop' de Maria de Lá Salete/Ossanha Project, no dia 23, e a conferência de Kathryn Yusoff, intitulada “Earth as a medium of struggle”, no dia 27, preenchem o mês de março.

A programação está disponível no site do TBA na Internet - www.teatrodobairroalto.pt.


Fonte: LUSA | 21 de dezembro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,712,434