"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu Dr. Joaquim Manso reabre na Nazaré em 2024

O Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, vai reabrir ao público em 2024, após uma requalificação do edifício orçada em cerca de 1,1 milhões de euros, anunciou hoje a diretora regional de Cultura do Centro.

© CM Nazaré

“Em 2024 poderemos assistir à reabertura, com toda a dignidade e qualidade, de um dos mais acarinhados museus de história local do nosso país”, afirmou a responsável pela Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), Suzana Menezes, estimando para o início do próximo ano a conclusão da empreitada de requalificação e musealização do Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, no distrito de Leiria.

A empreitada, iniciada este ano, representa um investimento “superior a 800 mil euros, suportados pelo Orçamento do Estado, com um pequena comparticipação do município da Nazaré”, disse, aludindo ao investimento total de 1,1 milhões de euros.

O museu foi encerrado ao público em março de 2020 devido ao estado de degradação do edifício que, desde o início do ano, está a ser alvo de obras que passam pela substituição do telhado, introdução de isolamento térmico, reabilitação dos rebocos das fachadas e substituição das caixilharias.

À obra soma-se um investimento no desenvolvimento de um novo projeto de museografia (já em curso), a aquisição de mobiliário técnico para as reservas do museu e o mobiliário para o serviço educativo, para o centro de documentação, biblioteca e gabinetes de trabalho.

O anúncio da reabertura deste edifício foi feito por Suzana Menezes nas Caldas da Rainha, durante a cerimónia de reabertura do Museu José Malhoa, depois de uma obra de requalificação de mais de 467 mil euros.

Na ocasião, a diretora regional fez um balanço dos últimos cinco anos no cargo sublinhando a conclusão de empreitadas de requalificação conservação e valorização de património como o Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, no concelho de Mangualde, do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, do Castro do Mosteiro de Celas, do Coro Alto da Igreja do Carmo, da Sé Nova e da Sé Velha, em Coimbra, assim como da Sé de Viseu, todas financiadas pelo Plano Operacional Regional Centro 2020.

A DRCC deixa ainda elaborado o programa preliminar do projeto “Requalificação do Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e a criação de Reserva Arqueológica”, cuja obra terá início em 2024.

Fica ainda preparado um investimento de cerca de cinco milhões de euros do PRR que “irá permitir dar continuidade à recuperação da Sé de Viseu e à requalificação e conservação das Muralhas de Castelo Mendo, das Muralhas de Pinhel, Castelo e Muralhas de Trancoso e do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova", disse Susana Menezes, a seis dias da extinção das direções regionais de cultura.


Fonte: LUSA | 19 de dezembro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,711,636