"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

2024: Aveiro promete "cenário infinito" como primeira Capital Portuguesa da Cultura

Sessão Pública de assinatura do Protocolo de Apoio e Financiamento ao programa de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024, em 11 de dezembro de 2023 (© CM Aveiro)

Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024 tem início com a festa de passagem de ano e a estreia, nesse dia, de uma obra do compositor Pedro Lima, no Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Filarmonia das Beiras.

Esta é a primeira etapa da Aveiro 2024 que tem por lema “O ano como palco. Um cenário infinito”, e que soma já cerca de uma centena de iniciativas para o primeiro trimestre, entre concertos, estreias e antestreias de cinema, espetáculos de teatro e de dança, exposições, encontros com autores, residências artísticas, programas para escolas e famílias, apostando em "descentralização de eventos, redes de colaboração, processos de participação, ações de mediação", como escreve o coordenador da Capital Portuguesa da Cultura do próximo ano, José Pina, no programa divulgado para o primeiro trimestre.

Músicos como Jorge Palma, Mary Ocher, Rodrigo Amado e Ricardo Toscano, coreógrafos como Rui Horta, Monica Calle, Tânia Carvalho e Marlene Monteiro Freitas hão de passar por Aveiro, ao longo do ano, assim como espetáculos do Teatro Nacional São João, do Porto, do Nacional D. Maria II, de Lisboa, e da Companhia Nacional de Bailado, entre estruturas estrangeiras, portuguesas e de países de língua oficial portuguesa, como a guineense Circus Baobab, que vai fazer a estreia nacional de “Yé!”, em março.

Uma escultura de Rui Chafes, a inaugurar a 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, permanecerá no centro da cidade, na rotunda das Pontes, para lá da Capital da Cultura.

O evento foi dividido em quatro momentos, um por trimestre, que marcam a relação da cultura com identidade, democracia, sustentabilidade e tecnologia.

Para cada um dos temas foram encomendados conteúdos originais que incluem propostas para as artes performativas, exposições, cinema, literatura, espaço público, gastronomia e pensamento.

Embora Aveiro 2024 arranque com a festa da passagem de ano e o Concerto de Ano Novo, dirigido pelo maestro Martim Sousa Tavares, o início oficial está marcado para 26 de janeiro, data do testamento da condessa Mumadona Dias, do ano de 959, que inclui a primeira referência conhecida ao nome da cidade.

O testamento será exposto na mostra "Sal de Aveiro. Sal da Vida. Sal do Mundo", que ficará patente no Museu da Cidade, a partir dessa data.

Para a sessão oficial de abertura, está marcada a atuação da compositora e guitarrista Marta Pereira da Costa, no Teatro Aveirense.

Até essa data, porém, a programação já inclui espetáculos como "Salomé", de Monica Calle, sobre o poema de Oscar Wilde, a história encenada “A Manta”, de Cláudia Stattmiller, a dança de Martina Griewank Ambrózio, em "Galochas", a estreia de "Under a Water Sky - Um Conto em Música", de Helder Bruno, e os concertos de Rodrigo Leão, da banda de blues Peter Storm & The Blues Society, dos saxofonistas Rodrigo Amado e Ricardo Toscano, e de Carolina Deslandes, que atuará nas Festas de S. Gonçalinho.

Da programação do primeiro trimestre, destacam-se ainda, em fevereiro, os espetáculos “Pieris Napi”, dos Papillons d’Éternité (Tânia Carvalho e Matthieu Ehrlacher), com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia, a estreia de “Glimmer”, de Rui Horta e Micro Audio Waves, assim como os concertos de Jorge Palma e dos Capitão Fausto.

Em março, há o teatro de Susanne Kennedy, com “Angela (a strange loop)”, e a estreia do espetáculo multidisciplinar da Vortice Dance Company "Via Sacra: A Journey of Light".

Na área do cinema, a primeira sessão acontece a 09 de janeiro, com duas produções do realizador Joaquim Pavão: a estreia da longa-metragem "Sonhos" e o filme-concerto "Dentre 3.28".

Em fevereiro, haverá a antestreia de "O Vento Assobiando nas Gruas", filme de Jeanne Waltz a partir do romance homónimo de Lídia Jorge. Em março, será a vez de de "Noites de Cinema", de Luís Diogo, e de "As Aves", de Pedro Magano, filme inspirado na obra de Mia Couto.

Para o segundo trimestre foram já anunciadas produções como "Idiota", da coreógrafa e bailarina Marlene Monteiro Freitas, "Mercado das Madrugadas", projeto multidisciplinar de Patricia Portela, "Fado Alexandrino", com base em Lobo Antunes, pelo Teatro Nacional S. João, "Quis Saber Quem Sou", a nova produção do Teatro Nacional D. Maria, e a abertura as exposições "O Exercício da Liberdade - Obras da Coleção de Serralves" e "Passado e futuro do azulejo em Portugal", em colaboração com o Museu Nacional do Azulejo.

As comemorações oficiais do Dia da Marinha, em maio, também fazem parte da programação, assim como a Feira do Livro, em julho.

Aveiro é a primeira cidade com o título de Capital Portuguesa da Cultura, retomado por iniciativa do Ministério da Cultura, cerca de 20 anos depois de Coimbra e Faro terem sido capitais nacionais da Cultura, em 2003 e 2005, respetivamente.

As três primeiras edições da nova iniciativa cabem às finalistas vencidas da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 (Aveiro, Braga e Ponta Delgada), até que Évora assuma o seu título, daqui por três anos.

Aveiro tem um programa de oito milhões de euros e vai manter o plano de investimentos previsto na candidatura vencida, ainda que ajustando a programação, como disse o presidente do município, Ribau Esteves, no passado dia 11, quando da assinatura do protocolo com o Governo que define um apoio de dois milhões de euros à primeira edição da iniciativa.

Na altura, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, defendeu a continuidade do projeto para lá de 2027, pela sua importância para a democratização do acesso à Cultura, lembrando “que é um imperativo constitucional”.


Fonte: LUSA | 19 de dezembro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,711,726