"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Teatro S. Luiz anuncia estreia de dez peças e a ópera "Felizmente há luar!"

Programação de janeiro a julho de 2024 foi apresentada. O encenador Carlos Avilez, que morreu recentemente, também será lembrado.

Miguel Loureiro, diretor artístico do Teatro Municipal São Luiz © Tiago Petinga/Lusa, 2023

O Teatro S. Luiz, em Lisboa, vai acolher 18 peças de teatro, de janeiro a julho, sendo dez em estreia, à semelhança da ópera "Felizmente há luar!", de Alexandre Delgado, sobre a obra de Luís de Sttau Monteiro.

Na programação de janeiro a julho de 2024, anunciada esta segunda-feira, estão as estreias de "It"s not over until the soprano dies", pela Mala Voadora, a 12 de janeiro, "À procura de Chaplin", de Rita Calçado Bastos, a 28 de janeiro, "That"s all, folks!", pela Plataforma 285, em 28 de fevereiro, "Retábulo", de Miguel Castro Caldas, e "Os demónios não gostam de ar fresco", de Maria Quintans, sob direção de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu.

"Catarina Eufémia", de Cláudia Gaiolas, produção integrada no ciclo "Anti-princesas", "Irmã Palestina", da trilogia "1001 Noites" do Teatro O Bando, que terá a participação da Companhia Olga Roriz e da Banda Sinfónica Portuguesa, são outras estreias da temporada, a ocorrer respetivamente em 18 de abril e 30 de maio.

"Calderón", uma tragédia em verso de Pier Paolo Pasolini, com encenação e conceção de figurinos de Fabio Condemie, e uma peça a partir do texto inédito "A velhice", de Gonçalo M. Tavares, pela Momento - Artistas Independentes, com criação e encenação de Diogo Freitas, constam também da programação, anunciada pelo diretor artístico do S. Luiz, Miguel Loureiro, acompanhado de artistas que vão estar em palco no teatro.

A peça "Ruy de Carvalho, a história devida", em cena de 14 a 17 de março, será acompanhada da exposição "Retratos Contados" e de uma série de conversas em que o decano dos atores portugueses será homenageado.

O encenador Carlos Avilez (1935-2023), fundador do Teatro Experimental de Cascais, que morreu no passado mês de novembro, também será lembrado no S. Luiz.

A estreia da ópera "Felizmente há luar!", com música e libreto de Alexandre Delgado, tem estreia marcada para 08 de maio e ficará em cartaz até dia 10.

A obra é inspirada na peça em dois atos de Luís Sttau Monteiro, publicada em 1961, que decorre durante as lutas liberais do início do século XIX. Distinguida com o Grande Prémio de Teatro da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses, foi proibida pela censura da ditadura, e só chegaria aos palcos portugueses após o 25 de Abril.

As conversas têm início a 05 de janeiro com o crítico de teatro Tito Lívio, que inaugura um novo ciclo no Janelão do teatro, e incluem ainda a série "O nosso futuro ainda humano", integrada na área de Pensamento, com Joe Paton, a 18 de janeiro, Fátima Vieira, a 08 de fevereiro, e António M. Feijó, a 7 de março, numa curadoria de Carlos Pimenta.

Na área da música estão anunciados Francisco Sassetti (26 e 27 de janeiro), Alex D"Alva Teixeira e Teatro Praga na homenagem a José Barata-Moura "Fazer uma canção" (07 a 11 de fevereiro), o espetáculo "L"USAfonia", com artistas lusófonos a interpretarem o "songbook" afro-americano (27 de fevereiro), Nancy Vieira, que irá apresentar o seu novo álbum, "Gente" (8 de março), João Roiz Ensemble (17 e 18 de abril) e o Picadeiro Jazz (nos dias 1, de 5 a 7 e de 13 a 15 de junho).

A 06 de março, haverá "Tributo a Maria da Fé", com António Zambujo, Duarte e Francisco Salvação Barreto, no Museu do Fado.

Ainda na área da música, terá início a iniciativa "Foco", em 20 de fevereiro, com o maestro Martim Sousa Tavares e Hugo van der Ding, que serão "Duas pessoas a dar um curso de cultura (em geral)", a ter continuidade em 3 de março.

Na área da dança, surgem os espetáculos "Bibi Há Bibi", de 11 a 13 janeiro, de Henrique Furtado Vieira e Aloun Marchal, "Caio Tone Reprise", de Sílvia Real e Sérgio Pelágio, de 15 a 19 maio, mais o programa da Escola Superior de Dança, com Tânia Carvalho, de 5 a 7 de julho.

Da programação do S. Luiz consta ainda a realização do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA), de 11 a 2 de junho.

O último espetáculo desta fase da programação do S. Luiz, fica em cena de 11 a 14 de julho, com a peça "Mulheres de Shakespeare", de Fátima Vieira e Matilde Real, numa criação da Ensemble Sociedade de Actores.

A programação integral do S. Luiz poderá ser consultada AQUI


Fonte: LUSA | 19 de dezembro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,712,307