Notícias
Cardeal D. José Tolentino Mendonça é o Prémio Pessoa 2023
Depois do poeta e médico João Luís Barreto Guimarães em 2022, o Prémio Pessoa deste ano distinguiu o cardeal português, Perfeito do Dicastério para a Cultura e Educação. Poeta, Tolentino Mendonça é a segunda figura da igreja a ser distinguido com o Prémio Pessoa, depois do cardeal D. Manuel Clemente em 2009.
O cardeal D. José Tolentino Mendonça é o Prémio Pessoa 2023. O anúncio foi conhecido esta quinta-feira em Sintra.
No valor de 60 mil euros, o Prémio Pessoa, uma iniciativa do semanário Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, visa reconhecer a atividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país.
Depois de no ano passado ter distinguido o poeta e médico João Luís Barreto Guimarães, esta edição 37 recaiu sobre o cardeal português, que é o Perfeito do Dicastério para a Cultura e Educação, bem como poeta.
Tolentino Mendonça é a segunda figura da igreja a ser distinguida com o Prémio Pessoa. O primeiro foi o cardeal D. Manuel Clemente, em 2009.
No valor de 60 mil euros, o Prémio, uma iniciativa do semanário Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, visa reconhecer a atividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país.
Presidido por Francisco Pinto Balsemão, o júri é constituído por Paulo Macedo (Vice-Presidente), Ana Pinho, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Emílio Rui Vilar, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho-Marques.
Atribuído desde 1987, o Prémio Pessoa já distinguiu personalidades como o historiador José Mattoso, a pianista Maria João Pires, o médico João Lobo Antunes, o escritor José Cardoso Pires, o arquiteto Eduardo Souto Moura, o compositor Emanuel Nunes, o encenador Tiago Rodrigues, a cientista Elvira Fortunato ou o cardeal D. Manuel Clemente.
por Maria João Costa in Renascença | 14 de dezembro de 2023
Notícia no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença