"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Celebrar Mário Viegas numa "autobiografia não autorizada"

A edição comemorativa dos 75 anos do nascimento do ator recupera as memórias que o próprio escreveu. Agora vêm acompanhadas de CD’s com gravações inéditas.

© João Abreu Miranda/LUSA

“Sobre mim está aí tudo, o resto não tem interesse nenhum”, declarou Mário Viegas aquando do lançamento da sua “Auto Biografia (não autorizada)”, em 1995.

O ator, encenador e declamador reuniu em livro uma vida plena de memórias, tendo recorrido a anotações feitas à mão, recortes de jornais, fotos e até a banda desenhada.

“Escreveu o livro com aquele ar que tinha de menos organizado, embora isso fosse um facial para os outros porque ele era extremamente cuidadoso. Guardou durante a vida toda tudo o que lhe interessava do seu percurso e das suas memórias”, conta a irmã, Maria Hélia Viegas.

“Ele já estava bastante doente, mas fez o livro em 15 dias. São 250 folhas em formato A3. Dizia que era um livrinho de mesa de cabeceira para as pessoas se entreterem e lá escreve: o teatro foi a minha vida e a minha morte”.

Desde muito cedo Mário Viegas se deixou encantar pelas pequenas histórias.

“Lia um livro por semana, já com oito ou nove anos. Era uma coisa impressionante. O que eu fazia com ele era pintar e recortar. Não havia fotocopiadora nem televisão, claro. Então, pintávamos e fazíamos jornais que íamos vender de porta em porta. Chamava-se ‘A folhinha’ porque era só uma folha”, revela Maria Hélia Viegas, também promovida a assistente, nos espetáculos da sua infância.

Desses tempos, Maria Hélia Viegas lembra-se de um menino-prodígio e já muito versátil.

“A nossa mãe ofereceu-nos um teatro de fantoches, quando ele tinha sete ou oito anos, que ele adorou. Depois andávamos com o teatro atrás e eu ajudava a vestir as mãos. Ele construía na cabeça uma história para mostrar aos outros, nas festas de anos”, recorda.

O candidato presidencial que quis levar “o sonho ao poder”

Foi uma personalidade irreverente e desconcertante, que chegou a assumir uma pretensa candidatura a Belém, em 1995.

Pediu emprestadas as palavras ao poeta José Gomes Ferreira e erigiu a sua campanha presidencial.

“Sonhadoras e sonhadores, é com este belo verso do poeta José Gomes Ferreira que um homem só, e de mãos limpas e vazias, se apresenta ao país como candidato independente à Presidência da República de Portugal”, afirmou na apresentação da sua candidatura.

Maria Hélia Viegas garante que era uma candidatura que o próprio levou muito a sério. “Não foi propriamente um teatro ou uma graça. Foi importante porque ele era muito ligado à proteção das pessoas, ao desenvolvimento cultural. Ele fala muito disso no livro”, aponta.

Aspirações que levaram Mário Viegas a apresentar o espetáculo “Europa Não! Portugal Nunca!”

Além do seu talento como ator no teatro ou no cinema, Mário Viegas destacou-se também como exímio declamador. Nasceu em Santarém a 10 de novembro de 1948 e faleceu em Lisboa no dia 1 de abril de 1996.

O livro que agora chega aos escaparates intitulado “Auto-Photo Biografia (não autorizada)" surge acompanhado de 4 CD, dois deles compostos por gravações totalmente inéditas e que incluem registos de quando tinha apenas nove anos. Os outros dois CD revelam um café-concerto realizado em janeiro, no Porto.

A obra vai ser apresentada esta quarta-feira, às 18h30, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Tem ainda mais dois lançamentos previstos, um deles no dia 15 às 18h30, no Teatro Taborda, em Santarém e o outro no dia seguinte, às 16h00, na Biblioteca do convento de São Francisco, em Coimbra.


por Marisa Gonçalves in Renascença | 13 de dezembro de 2023
Notícia no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,711,866