"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Versão da Revista Tintin comemorativa dos 60 anos | Tintin. As Jóias de Castafiori

No início dos anos sessenta, Hergé é um homem realizado. As Aventuras de Tintin são agora distribuídas em muitos países e a notoriedade do seu autor é crescente.

Nessa época, Hergé começa a distanciar-se da banda desenhada, para se interessar pela arte contemporânea. Além disso, quando mergulha na criação de uma nova aventura de Tintin, é pelo prazer de subverter os códigos que ele próprio estabelecera. É assim que, com As Joias de Castafiore, ele entrega o seu trabalho mais inesperado. Antes de projetar a edição definitiva, conhecida no mundo inteiro, o desenhador tinha elaborado uma primeira versão, publicada na revista Tintin, e cujos originais estavam adormecidos nos seus arquivos, há 60 anos. Restaurados com cuidado e minúcia, esses documentos permitem-nos hoje oferecer As Joias de Castafiore, da mesma forma que apareceu, na íntegra, na revista para jovens dos 7 aos 77 anos, entre 1961 e 1962.

Nascido a 22 de maio de 1907 em Etterbeek, Georges Remi assinou inúmeras ilustrações para revistas de escuteiros durante a sua juventude sob o nome de Hergé. Foi em 10 de janeiro de 1929 que “deu à luz” o repórter Tintim nas páginas do Petit Vingtième, suplemento juvenil de um jornal diário católico belga. O seu herói rapidamente se tornou a personagem mais emblemático da BD Francófona. Curioso por tudo o que compõe o seu século, Hergé colecionou imagens e signos míticos e históricos. Através da sua arte de desenhar e da sua ciência de contar histórias, ele deu à BD europeia o reconhecimento mundial inquestionável. Morreu em 3 de março de 1983 em Woluwe-SaintLambert.

Ficha do Livro:
Título: Tintin. As Jóias de Castafiori
ISBN: 9789892359557
PVP C/ IVA: 17,50€
LeYa | ASA BD

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,364,494