"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Opereta "O Morcego" abre celebrações do centenário do Teatro Tivoli

Teatro abriu portas em 1924 e o programa comemorativo do centenário inclui 30 produções nacionais e internacionais. Esta quinta-feira, opereta O Morcego marca o arranque.

© Dário Cruz
O Teatro Tivoli, em Lisboa, a celebrar 99 anos, inicia na quinta-feira a celebração do seu centenário, com a opereta "O Morcego", de Johann Strauss II, com um elenco integralmente português.

A agenda comemorativa, já apresentada, inclui 30 produções nacionais e internacionais, estando previsto cerca de 250 sessões, contemplando cinema, dança, música, teatro, programas para a família e conferências.

Na área da música, depois da opereta em três atos "O Morcego", é apresentado a 22 de janeiro o concerto Mozart Concertante, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção da concertino Ana Pereira, que será também solista.

O próximo espetáculo da agenda celebrativa do centenário é o bailado O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, pelo Ballet de Kiev, que estará em cena de 1 a 3 de dezembro.

A opereta "O Morcego", inspirada na peça Le Réveillon (1872), escrita pelos franceses Henri Meilhac e Ludovic Halévy, é uma das mais celebradas obras de Strauss II, refere o Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), que assim se associa ao centenário do Tivoli. A ação dramática decorre na noite de Ano Novo, o que suscita o desfilar de czardas, valsas e de outras músicas que "faziam feliz a capital austríaca à época", segundo o TNSC.

No original Die Fledermaus, a opereta com libreto de Carl Haffner e Richard Genée estreou-se em Viena em abril de 1874, com assinalável êxito, o que catapultou Strauss para a direção dos concorridos bailes vienenses.

No Tivoli, a opereta tem a direção musical do maestro titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa, Antonio Pirolli. A narração e textos de ligação entre números cantados estão a cargo do tenor Mário João Alves, e o elenco é constituído pelas sopranos Susana Gaspar, Rita Marques e Cecília Rodrigues, os barítonos Luís Rodrigues, João Merino e Tiago Matos, a meio-soprano Cátia Moreso, que recentemente protagonizou a opereta Maria da Fonte, do compositor oitocentista Augusto Machado, o tenor Leonel Pinheiro, e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, sob direção do maestro titular Giampaolo Vessella.

O teatro, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, foi uma iniciativa do empresário Frederico Lima Mayer que visava dotar a capital de uma sala de espetáculos que ombreasse com outras da Europa. A traça do cineteatro, propósito para o qual foi edificado, é do arquiteto Raul Lino, e abriu portas em 1924, com a projeção do filme Violetas Imperiais, de Henry Roussel.


Fonte: LUSA | 28 de novembro de 2023
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,716,271