Notícias
Paul Lynch vence Booker Prize 2023
O Booker Prize de 2023, um dos prémios literários mais importantes em língua inglesa, foi atribuído a Prophet Song do escritor irlandês Paul Lynch.
Até ao momento, o livro de Paul Lynch ainda não foi traduzido para português.
Paulo Lynch é autor de outros quatro romances: Beyond the Sea, Grace, The Black Snow and Red Sky in Morning. O seu terceiro romance (Grace) venceu o prémio Kerry Group Irish, em 2018, para o romance do ano. O mesmo venceu, em 2020, o prémio Ireland Francophonie Ambassador" Literary Award.
Por sua vez, The Black Snow, outro dos seus romances, venceu o prémio francês Prix Libr"à Nous para o melhor romance em língua não francesa.
De acordo como romancista irlandês ao site do Booker Prize, o livro Profet Song foi escrito ao longo de quatro anos, entre os quais os anos da pandemia da covid-19. "O meu filho Elliot nasceu um pouco antes de ter começado a escrever este livro, quando o terminei já ele sabia andar de bicicleta".
"Escrevo (sobretudo) cinco dias por semana. E escrevo por dia centenas de palavras com muito cuidado. Muitas vezes pesquiso enquanto escrevo e ao mesmo tempo edito. Isso faz com que os meus rascunhos fiquem muito próximos da sua versão final".
Na lista final para a edição deste ano do Booker Prize estavam, para além de Profet Song, os seguintes romances: The Bee Sting, de Paul Murray; Western Lane, de Chetna Maroo; This Other Eden, de Paul Harding; If I Survive You de Jonathan Escoffery e Study for Obedience de Study for Obedience.
O vencedor recebe um prémio no valor de 57 mil euros (cerca de 50 mil libras) e todos finalistas (shortlist) recebem cerca de 2.800 euro (2.500 libras).
O vencedor da edição anterior (2022), o escritor cingalês Shehan Karunatilaka, ganhou com o livro As Sete Luas de Maali Almeida (The seven moons of Maali Almeida) editado em Portugal pela editora Clube do Autor.