Notícias
Comissão e Cinemateca lançam Campanha de recolha de filmes amadores inéditos sobre a Revolução
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e a Cinemateca Portuguesa promovem uma Campanha de recolha de filmes amadores inéditos sobre a Revolução, com o objetivo de salvaguardar e difundir esse património cinematográfico.
Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva, afirma: “Um dos aspetos distintivos do 25 de Abril é a forma como os portugueses receberam a notícia do derrube da ditadura, saindo às ruas e celebrando a liberdade. Estas perspetivas são elementos relevantes para promovermos um maior conhecimento da nossa história recente. Esta passagem de testemunho sobre o passado, as memórias da ditadura, da construção da democracia e do valor da liberdade é fundamental para que possamos, em conjunto, pensar e construir o futuro.”
José Manuel Costa, Diretor da Cinemateca Portuguesa, afirma: “Os filmes amadores não eram sujeitos à censura do Estado Novo nem a quaisquer limitações ou formatações prévias, o quer faz deles uma fonte inestimável para compreender o século XX português. Havia neles grande variedade, encontrando-se até ficções produzidas com meios próprios, mas na sua maioria registavam momentos da vida familiar ou eram imagens de lugares e acontecimentos públicos, incluindo alguns dos maiores acontecimentos da vida portuguesa. Em relação a estes últimos, que também eram cobertos por operadores profissionais, os filmes amadores olham muitas vezes para outros pormenores e de outros pontos de vista, que só aí podem ser observados. Sabemos que muitos portugueses filmaram o 25 de Abril, em Lisboa e no resto do país, e temos a certeza de que esta campanha revelará muitas imagens inéditas da Revolução, alargando o sentido do que se encontra no cinema profissional ou na televisão. E estamos obviamente disponíveis para recolher imagens de outros períodos históricos além do 25 de Abril tendo em conta a importância dos filmes amadores para contar a nossa história coletiva recente.”
Identificação, catalogação, digitalização e difusão
A Cinemateca procura filmes em película de pequeno formato: 9,5mm, 16mm, 8mm e Super 8. Uma vez recebidos, os filmes serão identificados, catalogados, digitalizados (caso o seu estado de conservação o permita, sendo nesse caso oferecida ao proprietário uma cópia digital) e consultados para fins de investigação. Com a autorização do autor, também poderão ser disponibilizados online na Cinemateca Digital e usados como imagens de arquivo em novas produções audiovisuais.
Os materiais podem ser conservados na Cinemateca em regime de depósito ou de doação.
A entrega dos filmes pode ser agendada por telefone (21 968 9400), e-mail (prospecao@cinemateca.pt), ou presencialmente, na Cinemateca Portuguesa, na Rua Barata Salgueiro, 39, em Lisboa, ou no Centro de Conservação da Cinemateca (ANIM), na Rua da República, 11, em Bucelas.