"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Património, uma responsabilidade partilhada"

A Hispania Nostra convidou recentemente a refletir sobre “Património, uma responsabilidade partilhada” no congresso internacional que teve lugar em Santiago de Compostela entre 9 e 11 de novembro de 2023.

A Convenção Quadro do Conselho da Europa sobre o valor do Património Cultural para a Sociedade, assinada em Faro 2005 e também designada por Convenção de Faro, cujo objetivo é promover a participação social em todos os níveis da gestão do património cultural, foi ratificada por Espanha em 2018 e entrou em vigor em 2022. Em Portugal, foi ratificada em  2009 e entrou em vigor em 2011.

A Hispania Nostra, representante da Europa Nostra em Espanha, promove permanentemente a necessidade de participação social na conservação do património cultural, entendendo que se este constitui uma imensa riqueza que pertence ao conjunto da sociedade, devemos assumir que a sua conservação é um dever que nos compromete a todos. Sem o compromisso firme, não só da sociedade atual, mas, sobretudo, daqueles que nos sucederão no futuro, não é possível propor a conservação adequada de um património que, em última análise, representa toda a humanidade.

Neste contexto, a Hispania Nostra convidou recentemente a refletir sobre “Património, uma responsabilidade partilhada” no congresso internacional que teve lugar em Santiago de Compostela entre 9 e 11 de novembro de 2023. Participaram especialistas europeus e americanos, que analisaram, a partir de diversas experiências, a importância da sensibilização do público, porque é ele o criador e utilizador de todo o património cultural e, além disso, porque dele emanam tanto as normas de proteção como as instituições encarregadas da sua aplicação e, consequentemente, é o principal e último responsável pela sua preservação. Entre os convidados, esteve Guilherme d'Oliveira Martins, que apresentou a conferência «Patrimonio e mestiçagem cultural. Um instrumento para a paz».

Uma das instituições europeias de participação social mais importantes e representativas é a Europa Nostra, que a Hispania Nostra representa em Espanha e o Centro Nacional de Cultura em Portugal. Este ano comemora-se o 60º aniversário da sua constituição e este congresso pretendeu contribuir para a celebração de um dos exemplos de sobrevivência e de boas práticas na cooperação público-privada na Europa.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,401,894