"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Obras Perdidas da Bauhaus" de Kandinsky em exposição no Museu dos Clérigos

A exposição "Kandinsky, Obras Perdidas da Bauhaus", do pintor russo Wassily Kandinsky, chega ao Museu dos Clérigos, no Porto, onde serão apresentados 15 desenhos do artista.

© José Coelho /Lusa, 2011

Os 15 desenhos que compõem a exposição "Kandinsky, Obras Perdidas da Bahaus" pertencem ao colecionador Edward Khodorkovsky.

As obras expostas foram realizadas em 1922 por Kandinsky, previamente ao quadro “On White II” (1923), e no período em que esteve ligado à escola alemã Bauhaus.

“Esta é a primeira vez que a coleção chega ao espaço da União Europeia” e carrega o “simbolismo de ter sido o último ato cultural entre a Rússia e a Ucrânia antes do início da guerra”, afirma a Irmandade dos Clérigos.

Kandinsky , autor da obra “O Cavaleiro azul” (1903) e “Fuga” (1914), foi introdutor da abstração no campo das artes visuais e professor de diversas matérias na escola de arte vanguardista Bauhaus.

Nasceu em Moscovo, Rússia, em 1866, mas adquiriu nacionalidade alemã em 1928 e francesa em 1939, vindo a morrer em Fraca em 1944.

A exposição "Kandinsky, Obras Perdidas da Bauhaus" conta com a curadoria de Nuno Viana e fica patente no Museu dos Clérigos até 17 de março de 2024.

>> Mais informações  

 


Fonte: LUSA | 21 de novembro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,716,144