Notícias
O Grupo O Contador de Histórias promove a leitura
O livro “Lua do Mar – Os amigos são uma limpeza” vai ser utilizado pela Câmara Municipal de Loures para ajudar os pequenos munícipes a ficarem atentos às questões ambientais e os idosos de doze instituições do concelho de Sintra vão relembrar velhas “estórias” e mostrar que a memória é um património inestimável.
“Lua do Mar” alerta para a reciclagem em Loures
O livro “Lua do Mar – Os amigos são uma limpeza” vai ser utilizado pela Câmara Municipal de Loures para ajudar os pequenos munícipes a ficarem atentos às questões ambientais.
A obra de Nuno Garcia Lopes e Mafalda Milhões já tinha sido alvo de atenção por parte da Valorsul (que faz o tratamento de resíduos na Grande Lisboa) para promover a importância da reciclagem junto das crianças, sendo agora aquele município a fazer chegar o livro a algumas escolas, para depois ser trabalhado pelo Grupo O Contador de Histórias junto dos alunos.
As escolas básicas Alto da Eira em Santa Iria da Azóia, Nº 4 de Camarate e Fernando de Bulhões em Santo António dos Cavaleiros vão receber nos próximos dias 26, 27, 28 e 29 de Abril um espectáculo que se baseia na história do livro, sendo os alunos chamados a participar activamente, testando os seus conhecimentos quanto ao procedimento correcto na separação do lixo.
Nesta iniciativa da Editora O Contador de Histórias em parceria com a autarquia de Loures, 170 alunos vão receber um exemplar do livro que conta as aventuras da menina Lua do Mar e dos seus amigos Gato Gatão e Cão Zarrão. Através de personagens com as quais as crianças se identificam e que gostam de imitar é possível fazer passar uma mensagem importante como a defesa do ambiente. “Os amigos são uma limpeza” é o segundo volume da Colecção Lua do Mar, editada pel’O Contador de Histórias, com texto de Nuno Garcia Lopes e ilustração de Mafalda Milhões.
O espectáculo “Lua do Mar – Os amigos são uma limpeza” vai passar brevemente, também, por locais como Figueira da Foz, Terras de Bouro, Resende, Sobral de Monte Agraço e Santiago do Cacém.
Os idosos de doze instituições do concelho de Sintra vão relembrar velhas “estórias” e mostrar que a memória é um património inestimável.
Através de um projecto do Grupo O Contador de Histórias, apoiado pela Divisão de Acção Social da Câmara Municipal de Sintra, aqueles que, pela sua longa experiência de vida, mais têm para contar, vão ouvir diversos contos tradicionais, sendo convidados a dar a conhecer as suas versões das histórias. Os objectivos passam pela animação das instituições, quebrando a rotina, mas também pela recolha de diferentes versões de contos tradicionais ou narrativas locais.
Em muitos casos, aos idosos vão ser apresentadas lendas que “explicam” alguns nomes de locais da zona de Sintra, bem como contos que existem um pouco por todo o país, procurando assim fazer “soltar a língua” de forma a que contribuam na preservação da tradição oral.
O projecto “Estórias de sempre” vai procurar valorizar os utentes dos lares e centros de dia, mostrando como estes podem ser dinâmicos e interventivos, por exemplo, no contacto com crianças. Os mais novos vão ser assim uma peça importante nesta iniciativa, fazendo com que os idosos preparem histórias para contar aos netos e familiares, em ocasiões especiais ou, noutros casos, a grupos provenientes de jardins-de-infância e escolas locais.
Vão participar na iniciativa os utentes do Lar Marinel (Praia das Maçãs), Centro Social do Exército de Salvação (Colares), Casa de Repouso dos Alfaiates (Rio de Mouro), ASASTAP (Várzea de Sintra), Fundação Cardeal Cerejeira e Lar Quinta do Outão (S. Pedro), Centro de Bem Estar Social (Queluz), Centro Paroquial (S. João das Lampas), Lar Santo Agostinho (Galamares), Centro Social Baptista e ARPIAC (Cacém) e o Centro Social (Pêro Pinheiro). Durante os meses de Maio, Junho e Julho, o Grupo O Contador de Histórias vai percorrer as instituições, vasculhando o baú das memórias, procurando o muito que aqueles homens e mulheres ainda têm para dar.