"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um dos livros que mudou a humanidade

Os sonhos nunca mais foram os mesmos depois de Sigmund Freud. Com os estudos de Freud, a humanidade mudou radicalmente: o que provoca os sonhos? Como funcionam? O que têm eles a dizer sobre a nossa consciência?

As respostas a estas e muitas outras questões estão no ensaio Sobre os Sonhos, de Sigmund Freud. Publicado pela primeira vez em 1901, trata-se de uma versão mais concisa, mas rigorosa, que o neurologista e psiquiatra austríaco fez de A Interpretação dos Sonhos, considerado por muitos como o texto mais importante da história da psicanálise e, na opinião do autor, o seu melhor livro. Em Sobre os Sonhos, Freud apresenta-nos os sonhos como uma pista para o nosso inconsciente e uma forma de resolução de desejos, sentimentos e conflitos reprimidos, sem esquecer os sonhos das crianças, e a análise dos símbolos oníricos e dos mecanismos de censura e recalcamento. Um livro para todos, Sobre os Sonhos tem agora uma nova edição em português, traduzida por João Germano, que chega à rede livreira nacional com a chancela da «Crisântemo».

Depois de várias hesitações, Sigmund Freud decidiu, em 1901, apresentar uma versão concisa da monumental Interpretação dos Sonhos. Mesmo temendo que a nova versão fizesse baixar as vendas da primeira, Freud queria que a sua teoria, que abriu as portas ao nascimento da psicanálise, chegasse ao grande público. E foi isso que fez. Em Sobre os Sonhos podemos encontrar tudo aquilo que precisamos de saber sobre a análise dos sonhos, e as formas como estes transfiguram coisas e pessoas para que possamos ter consciência dos desejos reprimidos e conseguir perceber melhor as nossas mentes. «No estado de sono, a relação entre a força das duas instâncias [o consciente e o inconsciente] modifica?se de tal modo que o que foi reprimido já não pode ser completamente retido.»
 
Afirmando que «o trabalho do sonho não é um trabalho criativo, não desenvolve fantasias próprias, não faz julgamentos e não tira conclusões», Freud aborda também os sonhos das crianças, na maioria dos casos «significativos e não enigmáticos», por se tratarem de «simples e indisfarçáveis realizações de desejos». Uma análise que, explica o autor, representa «um prelúdio indispensável para a investigação da psicologia dos adultos.»
 
E, como não poderia deixar de ser, Freud não deixa de fora a sexualidade, realçando o erotismo que palpita nos nossos sonhos, nem a delicada arte de interpretar os símbolos oníricos. «Armas afiadas, objectos longos e rígidos, como troncos de árvores e paus, representam o genital masculino; enquanto armários, caixas, carruagens ou fornos podem representar o útero […] Além disso, um grande número de símbolos oníricos são bissexuais e podem relacionar?se com os órgãos genitais masculinos ou femininos, consoante o contexto.»

Sobre os Sonhos
Sigmund Freud
Não-Ficção / Desenvolvimento Pessoal
96 páginas · 15x23· 14 €

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,707,342