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Educação para o património alargada em Famalicão

O programa "Viagens pelo Património Cultural" que o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a promover junto das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, desde o ano lectivo 2003/2004, vão conhecer um forte impulso com o seu alargamento a todos os níveis de ensino, aos idosos e às pessoas com necessidades especiais, como cegos e surdos-mudos.

O programa "Viagens pelo Património Cultural" que o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a promover junto das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, desde o ano lectivo 2003/2004, vão conhecer um forte impulso com o seu alargamento a todos os níveis de ensino, aos idosos e às pessoas com necessidades especiais, como cegos e surdos-mudos. Para além da ampliação do público-alvo, o programa será fortemente reforçado em termos de recursos, juntando-se às maletas pedagógicas, peças de teatro sobre os espaços museológicos famalicenses, criação de sítios interactivos na Internet, promoção de Workshops e a realização de documentários, entre outros.

Para o desenvolvimento do programa durante o ano lectivo de 2005/2006, a autarquia famalicense viu recentemente aprovado pelo Ministério da Cultura, uma candidatura no valor global de 356.064,12, apresentada ao abrigo do Programa Operacional da Cultura. A comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) é de 50 por cento.

"Numa altura em que Vila Nova de Famalicão está a comemorar 800 anos de história, a homologação desta candidatura reveste-se de particular significado, uma vez que permitirá cumprir com mais solidez um dos principais objectivos das comemorações, que passa precisamente por  fomentar o interesse pelas diferentes realidades do património cultural existente no concelho, para que os famalicenses possam conhecer e entender melhor a sua história e as suas raízes”, destaca o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa. E acrescenta: “Procuramos assim fomentar a descoberta do património cultural concelhio, dando a conhecer os museus municipais, e, ao mesmo tempo, criar hábitos de consumo cultural para uma cidadania mais activa".

Com o alargamento do projecto às várias camadas juvenis famalicenses, através das escolas, aos idosos, através das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, e às pessoas com necessidades especiais, através das instituições e associações que trabalham nesta área, a Câmara Municipal pretende dar a conhecer o inestimável valor e o interesse histórico, arquitectónico, documental, artístico, etnográfico e social dos bens que integram o património cultural do concelho.

Nesta fase o projecto vai incidir maioritariamente sobre a Casa-Museu Camilo Castelo Branco e o Museu Bernardino Machado, que estão integrados na Rede Portuguesa dos Museu, procurando apostar na formação de cidadãos mais intervenientes e conscientes da importância da preservação e valorização de um herança cultural que é de todos.

Prestar apoio ao trabalho curricular desenvolvido pelas escolas, incentivando a educação patrimonial dos seus alunos; fomentar a descoberta e o interesse pelas diferentes realidades destes museus e das suas temáticas, para que os destinatários do projecto, possam também conhecer e entender melhor a sua própria história e as suas raízes mais genuínas; possibilitar às diversas instituições educativas e sociais o desenvolvimento de experiências inovadoras, tendo como suporte, o apoio de técnicos especializados, assim como a cedência de diferentes materiais de apoio pedagógico; incentivar junto da Rede Social do concelho a valorização das experiências de vida dos mais velhos; criar formas para que a curto e médio prazo os destinatários do projecto sejam difusores junto das suas famílias e de outras pessoas, das temáticas e lugares que lhes foram apresentados, são alguns dos objectivos que o programa pretende atingir.

O desenvolvimento do programa, que aponta para um trabalho directo com um total de 4820 pessoas, só durante o próximo ano lectivo, será efectuado em duas partes, o que se aplica aos diferentes público-alvo, excepto no que respeita ao público com necessidades especiais, em que o projecto prevê unicamente a visita ao museu. Numa primeira fase é contemplada a deslocação às escolas e IPSS`s de actores, que realizarão apresentações dramatizadas e de técnicos que projectarão documentários, levando também materiais pedagógicos para distribuição. A segunda parte engloba a visita do grupo ao museu previamente apresentado.

 

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