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FNAC desafia clientes a doarem livros usados e iluminarem o Natal de alguém
FNAC e ENTRAJUDA unem-se em campanha de responsabilidade social para incentivar a leitura através da recolha de livros usados.
A FNAC, líder na distribuição de produtos culturais, e a ENTRAJUDA, organização sem fins lucrativos dedicada à solidariedade social, unem esforços este Natal e lançam a campanha de responsabilidade social ‘Dá um livro usado e muda um Natal para sempre’. Com o propósito de alimentar as bibliotecas de 5 mil instituições de solidariedade, esta iniciativa convida todos os clientes FNAC a doarem livros usados nas suas lojas (com exceção nos aeroportos), entre 15 de novembro e 20 de dezembro. O objetivo é democratizar o acesso a recursos culturais que contribuam para a inclusão social e o combate à pobreza cultural.
Os livros recolhidos nas lojas FNAC serão entregues à ENTRAJUDA, que no âmbito do Banco de Bens Doados, fará depois uma triagem criteriosa: os livros em boas condições serão encaminhados para instituições de solidariedade ganhando novos leitores e os livros em condições mais precárias seguirão para reciclagem no âmbito da campanha 'Papel por Alimentos' do Banco Alimentar, em que o papel é convertido em bens alimentares a distribuir pelos mais carenciados.
Ao dar uma segunda vida aos livros, a FNAC pretende transformar os livros usados em presentes que duram para sempre e reforçar, assim, o seu compromisso enquanto agente social cultural, abastecendo com livros as bibliotecas ao serviço de populações desfavorecidas. Em simultâneo, a FNAC reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade com a campanha 'Papel por Alimentos'.
"Estamos muito entusiasmados com esta campanha que fortalece as instituições de solidariedade social e promove a leitura e a educação. Acreditamos firmemente que o poder dos livros pode transformar vidas e é por isso que encorajamos todos a participarem, doando um livro usado e ajudando-nos a fazer a diferença na vida de alguém neste Natal", explica Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da FNAC Portugal.
Marta Vinhas, diretora da ENTRAJUDA, congratula esta ideia, mostrando-se confiante no bom acolhimento e resultados. “Esta é uma iniciativa vencedora à partida, pois mobiliza toda a sociedade civil para várias causas em simultâneo: a cultura, a solidariedade social e a proteção do ambiente”, salienta.
Mais informações sobre esta iniciativa podem ser consultadas aqui.