Publicações
Livro de Leonel R. Santos reúne catorze histórias com swing, inspiradas pelo jazz
Falam-nos de amores desesperados, e até escandalosos, de amizades, de sexo, de traição, de humor, de fantástico e de poesia, as Histórias de Jazz de Leonel R. Santos, um livro para amantes do estilo musical, mas também para quem ama ficção desalinhada e surpreendente.
Passaram duas décadas desde que Leonel R. Santos, um dos maiores especialistas portugueses em jazz, começou a coleccionar histórias inspiradas ou que girassem em torno do género musical. Depois de receber duas histórias de um leitor da All Jazz – «uma delas era curiosa e aceitei publicá-la»–, o autor lançou um desafio aos leitores da revista. «A ideia pareceu-me interessante e desafiei os leitores a enviarem-me as suas histórias, e alguns corresponderam.»
Ainda assim, acrescenta, «Jitterbug Walz» foi a única a ver a luz do dia, porque, entretanto, a revista acabou. Ao relê-las, achei que seria interessante reuni-las e reescrevê-las.» E foi isso que decidiu fazer, em boa altura, no livro Histórias de Jazz que agora se anuncia.
E que livro é este? Histórias de Jazz junta catorze histórias que o jazz inspirou. São histórias que evocam músicos do jazz, entre Miles Davis e o esquecido Frank Morgan, ou canções que o jazz eternizou. São histórias diferentes, intimistas, de sangue, suor e lágrimas, que em comum, apenas têm o jazz primordial. E é a música que nos vai guiando nesta leitura. É que no final de cada capítulo, o autor sugere a banda sonora jazzística que ajudará o leitor a imergir em cada uma das histórias. A obra tem ainda a particularidade de incluir alguns dados biográficos e referências bibliográficas dos músicos, das canções ou de cada uma das narrativas.
Histórias de Jazz chega à rede livreira nacional no próximo dia 21 de novembro de 2023, numa edição Guerra e Paz.
Histórias de Jazz
Leonel R. Santos
Não-Ficção / Narrativa
208 páginas · 15×23 · 16,5 €