Publicações
Afonso Cruz relança o emblemático "A Cruzada das Crianças" na Fábula
O que aconteceria se milhares de crianças saíssem à rua para anunciar os seus sonhos e reclamar justiça? Uma obra profundamente atual, que interpela a pensar no estado do mundo e na importância de agir e fazer ouvir a nossa voz.
Relançamento de uma obra fundamental, difícil de classificar, que contém texto teatral, ilustrações, pautas musicais e fotografias atuais de manifestações em que as crianças participam. Dá que pensar a leitores de todas as idades.
«Neste livro, Afonso Cruz parte da realidade histórica da Cruzada das Crianças e da pureza ética e moral destas para, como é seu hábito, operar uma revisão na história e proceder a uma atualização das reivindicações infantis segundo o desejo de criação de um outro mundo, moralmente impoluto e socialmente harmónico. Um mundo mais puro porque profundamente humano. É, assim, um livro a ser lido em conjunto por pais e filhos, educadores e crianças.»
Miguel Real
A Cruzada das Crianças (ed. Fábula), de Afonso Cruz, regressa às livrarias a 20 de novembro de 2023. Excerto para leitura aqui.
SINOPSE
Há muitas histórias dentro da História. De algumas nunca saberemos se são verdadeiras ou inventadas. É o caso da Cruzada das Crianças que terá ocorrido em 1212, formada por uma multidão composta essencialmente por crianças. Afonso Cruz inspirou-se neste episódio do passado para escrever uma história no presente, em que dá voz às reivindicações das crianças por um mundo melhor. Serão ideias ingénuas e utópicas? Talvez. Mas só quem não se deixa derrotar pela realidade pode sonhar com a criação de um mundo mais justo, humano e harmonioso.
O AUTOR
AFONSO CRUZ é escritor e ilustrador, autor de vários romances, não-ficção e ensaio, contos, peças de teatro e álbuns ilustrados. Alguns prémios e distinções: Prémio Literário Maria Rosa Colaço, Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, Prémio da União Europeia para a Literatura, Prémio Autores/SPA (duas vezes, em diferentes categorias), Prémio Fernando Namora, Prémio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil (FNLIJ), Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga/Associação Portuguesa de Escritores, Prémio Álvaro Magalhães e Prémio Nacional de Ilustração. A sua obra está traduzida para mais de 20 línguas.