Publicações
"Luísa de Gusmão - A Rainha Espanhola Que Lutou Pela Independência de Portugal"
Filha do Duque de Medina-Sidónia, casou com D. João, Duque de Bragança, o rei que viria a recuperar a coroa para Portugal, e a inaugurar a dinastia de Bragança. E teve um papel fundamental na história de Portugal, inclusive como regente do reino.
Ao unir duas das maiores casas ducais ibéricas através do casamento entre D. Luísa de Gusmão, filha do duque de Medina Sidónia, e D. João, duque de Bragança, Filipe IV de Espanha (III de Portugal) tem um objectivo bem definido: garantir a lealdade do duque português a Madrid.
No entanto, com o descontentamento crescente a grassar um pouco por todo o reino, é no duque de Bragança que recaem as esperanças de um Portugal independente. Ao encorajar o marido a opor-se ao domínio filipino, e a assumir o trono, Luísa acaba por tornar-se um dos motores da restauração da independência portuguesa.
Mulher forte e com uma determinação que não se conhecia ao marido, Luísa é uma poderosa influência durante todo o seu reinado. Com a morte do rei e o desequilíbrio do jovem monarca D. Afonso VI, além da permanente ameaça militar de Espanha, é sobre ela que pesa a responsabilidade de manter a independência de Portugal.
Neste novo romance, Isabel Machado traz-nos a história de uma mulher forte, corajosa e determinada, cuja influência foi decisiva na restauração da independência de Portugal. Regida pela fé, com uma ligação inabalável ao marido e aos filhos, vai tornar-se também uma das grandes figuras políticas da Restauração.
Isabel Machado nasceu em Lisboa, completou o 12.º ano nos Estados Unidos e é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Foi jornalista, lecionou Português e Francês no ensino básico e secundário, Português como Língua Estrangeira, e fez trabalhos de tradução e interpretação simultânea.
Durante onze anos foi pivô e jornalista da Teledifusão de Macau e, entre 2003 e 2011, foi pivô do Canal Parlamento, na Assembleia da República. Em 2012, publicou o primeiro romance histórico, Isabel I de Inglaterra e o Seu Médico Português, relançado em 2022 pela chancela Manuscrito com o título Isabel I de Inglaterra e o Seu Espião Português.
Em 2014, lançou Vitória de Inglaterra, A Rainha Que Amou e Ameaçou Portugal. Seguiu-se Constança - A princesa traída por Pedro e Inês, também relançado pela Manuscrito, em 2022, com o título Constança - Traída por Pedro e Inês.
Em 2016, publicou A Rainha Santa, e, em 2021, Infante D. Pedro - O regente visionário que o poder quis calar. Luísa de Gusmão - A rainha espanhola que lutou pela independência de Portugal é o seu novo romance histórico.