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Paisagens íntimas para percorrer no LEFFEST
Entre títulos da secção Descobertas e o cinema do turco Nuri Bilge Ceylan, os territórios da memória, do afeto e da natureza humana são alguns dos pontos fortes da programação do festival.
Grandmother"s Footsteps (dia 11, 22h15, Cine-Teatro Turim) surge como uma das propostas luminosas da secção Descobertas do LEFFEST, um documentário de delicadeza infinita em que o diálogo interior ganha substância visual. É o diálogo entre duas mulheres unidas, desde logo, pela velha pele curtida dos sapatos que pisam o chão de Amorgos, ilhas Cíclades, onde Cloclo terá passado as duas últimas décadas da sua vida. Mais do que uma simples homenagem ao mistério doce da figura recordada, o que este filme alcança é uma simbiose feminina - a certa altura, com uma "pincelada" de Bernardo Bertolucci, que participa no ato da recordação enquanto genro de Cloclo e tio da realizadora.
Sem laços familiares, mas assente numa vertiginosa paixão cinéfila, Celluloid Underground (dia 15, 19h00, Cine-Teatro Turim) é outro dos títulos altamente recomendáveis das Descobertas. Um documentário assinado por Ehsan Khoshbakht - realizador e programador iraniano que já colaborou com a Cinemateca Portuguesa num ciclo dedicado à cinematografia do seu país de origem -, aqui em busca da paisagem de um outro tempo que definiu o seu amor pelo cinema.
Sendo um objeto autobiográfico, marcadamente pessoal, Celluloid Underground capta o reflexo da Revolução Iraniana (1979) no destino dado às películas de filmes, que então eram destruídas ou queimadas, e mostra como um único homem, Ahmad Jorghanian, se dedicou à missão de vida de resgatar filmes da ira dos fundamentalistas. É esse colecionador amigo de Ehsan Khoshbakht, cuja notícia da morte surge no início do filme, que lança o realizador num percurso pela raiz da sua cinefilia, ao mesmo tempo que reflete sobre o lugar especial que Ahmad ocupa na sua formação e crença no celuloide. E o resultado é para lá de comovente: é um testemunho ímpar e sublime de como o cinema nos une e emancipa. Essa "frágil utopia", como a certa altura se diz.
Ambos os realizadores, Lola Peploe e Ehsan Khoshbakht, estarão presentes nas respetivas sessões.
Da Turquia com amor
Se Grandmother"s Footsteps e Celluloid Underground adquirem, cada um à sua maneira, a configuração de "paisagens íntimas", também se pode aplicar a ideia ao cinema de Nuri Bilge Ceylan, que será um dos destaques desta 17.ª edição do LEFFEST. Na retrospetiva integral da obra do consagrado cineasta turco, descobre-se Istambul (Uzak - Longínquo, Os Três Macacos) e a Anatólia (Era Uma Vez na Anatólia, Sono de Inverno), entre outros cenários, como geografias que laboram a complexidade da natureza humana a partir dos seus próprios elementos, seja um pequeno hotel entre montanhas cobertas de neve ou uma árvore que vigia um casal secretamente apaixonado. Ver ou rever o cinema de Ceylan é, por isso, reencontrar uma intimidade indissociável da paisagem turca - o realizador marca presença em Lisboa nas últimas sessões da retrospetiva.