"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Carla Pais distinguida com Prémio Autores SPA 2023

O romance Um cão deitado à fossa, publicado pela Porto Editora, foi eleito Melhor Livro de Ficção Narrativa. 

O anúncio foi feito na página oficial da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), respeitando a escolha de um júri composto por Teresa Carvalho, Rita Pimenta e Annabela Rita. Que estas «distinções possam contribuir para prestigiar o seu trabalho criador e ajudar a promover as suas obras junto do público que considera a cultura essencial e insubstituível na sua vida quotidiana», frisam os responsáveis pela atribuição deste prémio.

Editado em fevereiro de 2022, Um cão deitado à fossa é o segundo romance de Carla Pais pela Porto Editora, depois da estreia com Mea Culpa. Com uma «escrita cujo alcance literário deve ser reconhecido pela sua qualidade imagística e harmonia estilística», segundo o júri do Prémio Cidade de Almada – galardão recebido em 2018 –, Um cão deitado à fossa confirma Carla Pais como uma das novas vozes da jovem literatura portuguesa.«É o regresso a um mundo cru e cruel, à dureza da vida, e dos afetos vazios», segundo o jornalista Luís Caetano, da Antena 2. Ou, nas palavras da própria autora: «é um livro que de certa forma vai mexer com todos os sentimentos mais perigosos que temos dentro de nós, com tudo o que nos pode fazer mal, na medida em que nos obriga a pensar em coisas que vemos diariamente, mas não queremos ver.» 

SOBRE O LIVRO

Um cão deitado à fossa
Uma serração. Dois irmãos. Dois pesos e duas medidas. A um deles, o mais frágil, o pai tudo dá. Ao outro, reserva toda a sua indiferença e despeito. E entre o barulho da serra, que não para nunca, e o silêncio do pai, cresce Urbano, atrás da sombra da mãe, que se verga, submissa, ao marido. O homem e a mulher. O macho e a fêmea. O pai e a mãe. O papel de cada um nesta «ruralidade fechada nos seus próprios fantasmas» a que Carla Pais empresta a voz, num romance que, em última análise, lança uma luz sobre a incapacidade de se ser feliz.

Ver primeiras páginas 

Título: Um cão deitado à fossa
Autor: Carla Pais
Páginas: 212
PVP: 16,65€  

SOBRE A AUTORA
Carla Pais nasceu em Leiria, em 1979. Abandonou a escola aos dezassete anos para ser mãe, terminando mais tarde o 12.º ano à noite. Em 2012, partiu para França, onde fez limpezas, embalou salmão e tomou conta de crianças. Trabalha atualmente num Centro de Formação à Distância. Em 2015 venceu o Prémio Literário Horácio Bento Gouveia com o conto «A Alma do Diabo». Em 2016, o seu conto «O búzio do meu pai» foi selecionado para a antologia A infância, promovida pelo Centro Mário Cláudio. E, em 2017 foi-lhe atribuído o Prémio de Poesia Francisco Rodrigues Lobo, pela obra A Instrumentação do Fogo. O seu primeiro romance, Mea culpa, também no catálogo da Porto Editora, foi indigitado para o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís e granjeou um enorme reconhecimento por parte do público e da crítica. Um cão deitado à fossa venceu em 2018 o Prémio Cidade de Almada
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,715,083