Publicações
Em pleno epicentro do pandemónio
Resgatadas ao acervo privado do autor, as 275 fotografias inéditas reveladas em 1964: Olhos da Tempestade documentam, pela própria objetiva de Paul McCartney, a digressão dos Beatles por seis cidades europeias e norte-americanas.
Eles e, sobretudo, elas não queriam apenas dar-lhes a mão. Queriam vê-los, ouvi-los, tocar-lhes, imitá-los no estilo e nas maneiras, persegui-los, idolatrá-los. O livro 1964: Olhos da Tempestade documenta três intensos e decisivos meses de viagem de quatro rapazes ingleses prestes a «levantar voo» à escala planetária e para toda a eternidade. Neste diário fotográfico dos Beatles em seis cidades e três países diferentes, Paul McCartney recupera de um espólio quase esquecido de mais de mil imagens uma seleção de instantes, acompanhados de reflexões em forma de texto, que nos revelam como foi viver em pleno epicentro do pandemónio. Então, paradoxalmente, o mundo abria-se para os jovens músicos, mas também se fechava sobre eles. As notas explicativas, da autoria da historiadora Jill Lepore, e de Nicholas Cullinan e Rosie Broadley, da National Portrait Gallery de Londres, onde este tesouro fotográfico esteve exposto aquando da sua reinauguração, fornecem uma visão mais profunda e abrangente da efervescência cultural desta época.
O livro já se encontra disponível online e nas livrarias.
«Contemplar a força, contemplar o amor e a maravilha daquilo por que passámos e que foi captado nestas fotografias é o que importa. É isso que torna a vida esplêndida. [...] É uma tapeçaria enorme, e quanto mais eu volto a olhar para a minha vida e penso "meu Deus", sinto-me uma espécie de antigo marinheiro que andou por todos esses portos e viu todas essas coisas espantosas.»
Paul McCartney
SOBRE O LIVRO
1964: Olhos da Tempestade
Entre o final de 1963 e o início de 1964, quatro rapazes embarcaram numa viagem que os marcaria para sempre, e ao mundo, transformando-os num sucesso internacional e mudando o curso da história da música. Paul McCartney, um dos «Fab Four» de Liverpool, usa a sua máquina fotográfica de 35mm para fazer o registo desses dias passados em seis cidades – Liverpool, Londres, Paris, Nova Iorque, Washington, D.C., e Miami. Resgatadas ao acervo particular do autor, estas 275 fotografias que aqui se apresentam, muitas delas pela primeira vez, revelam-nos a essência dessa ocasião explosiva e mágica. 1964: Olhos da Tempestade inclui ainda um prefácio pessoal, no qual McCartney relembra o pandemónio dos espetáculos na Grã-Bretanha, e a histeria com que a banda foi recebida na sua primeira visita aos Estados Unidos; e Beatlelândia, uma introdução da historiadora Jill Lepore, que descreve como os Beatles se tornaram o primeiro fenómeno verdadeiramente global da cultura de massas. Com um design elegante, 1964: Olhos da Tempestade cria um registo intensamente dramático da primeira viagem transatlântica dos Beatles, documentando essa «abrupta alteração na juventude, que parece ter-se cristalizado em 1964».
Ver primeiras páginas
Título: 1964: Olhos da Tempestade
Fotografias e reflexões: Paul McCartney
Introdução: Jill Lepore
Tradução: Jorge Pereirinha Pires
Páginas: 344
PVP: 40,00€
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Há algo para cada fã dos Beatles nestas 275 gloriosas imagens.»
The Washington Post
«Um registo fotográfico luminoso do alvorecer da Beatlemania […] representando a descoberta de mais de mil fotografias que [McCartney] tirou em 1964. […] Sir Paul prova ser um bom documentarista da cena caótica ao seu redor.»
Kirkus Reviews
«Em 1964: Olhos da Tempestade, Paul McCartney – que durante muito tempo foi o alvo dos fotógrafos – assume o outro lado da câmara, capturando os Beatles como só um insider poderia fazer; e com o humor, caloroso e gentil, e a inocência que talvez somente o Paul dos Beatles teria.»
Shelf Awareness
«Quem não gostaria de dar uma olhadela às fotografias pessoais de Paul McCartney dos Beatles? […] Há fotos de dolorosa intimidade […] e, inevitavelmente, aquelas que nos farão sentir alguma angústia pela exposição pública da banda.»
USA Today
«1964: Olhos da Tempestade […] merece ser recebido com a mesma importância que daríamos a qualquer fonte de um grande evento histórico […]. Este é o trabalho de um ídolo incipiente, determinado a permanecer um indivíduo em vez de se tornar um objeto […]. Apesar de toda a generosidade com que McCartney fala sobre a América, e do assombro que a banda experimentou por se saber aqui estimada, estas fotografias mostram-nos como os Beatles, mesmo antes de chegarem, já haviam conquistado o país. [Um] livro maravilhoso.»
Esquire
SOBRE O AUTOR
Paul McCartney
Nascido em Liverpool no ano de 1942, Paul McCartney cresceu nessa cidade, tendo frequentado o Liverpool Institute. Desde que escreveu a sua primeira canção, aos catorze anos, McCartney sonhou e ousou ser diferente. Vive atualmente em Inglaterra.