"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Peça "Jesus, o Filho" de Elmano Sancho distinguida com dois prémios Autores da SPA

A peça de teatro “Jesus, o Filho”, de Elmano Sancho, foi distinguida em duas categorias (Melhor Atriz e Melhor Texto Português Representado) dos Prémios Autores 2023, atribuídos pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) em diversas áreas da Cultura.

"Jesus, o filho" de Elmano Sancho (fotografia de cena de Filipe Ferreira)

Os vencedores e nomeados dos Prémios Autores 2023 foram divulgados no ‘site’ oficial da SPA.

Na área do Teatro, além de “Jesus, o Filho”, que valeu prémios a Joana Bárcia (Melhor Atriz) e Elmano Sancho (Melhor Texto Português Representado), foram ainda distinguidos Ivo Alexandre, em “O Misantropo” (Melhor Ator) e “Além da dor”, com encenação de Rodrigo Francisco (Melhor Espetáculo).

Na área do Cinema, “Fogo-Fátuo”, de João Pedro Rodrigues, foi considerado o Melhor Filme, Ana Padrão, em “Alma Viva”, a Melhor Atriz, e Albano Jerónimo, em “Restos do Vento”, o Melhor Ator.

O prémio de Melhor Argumento foi atribuído a Tiago R. Santos por “Revolta”.

Na Música, foram distinguidos: “Overflowing”, de Inês Malheiro, como Melhor Tema de Música Popular, “Alepo e os outros silêncios”, de Luís Tinoco, como Melhor Trabalho de Música Erudita, e “2 de Abril”, de A Garota Não, como Melhor Trabalho de Música Popular.

Na área da Dança, o prémio de Melhor Coreografia foi atribuído a “Carcaça”, de Marco da Silva Ferreira, e o de Melhor Bailarino/a a Maria João Pereira, em “Ôss”, de Marlene Monteiro Freitas.

Na Literatura foram premiados “Um cão deitado à fossa”, de Carla Pais, como Melhor Livro de Ficção Narrativa, “Penélopo está de partida”, de José Gardeazabal, como Melhor Livro de Poesia, e “A minha família”, de António Mota (texto) e David Penela (ilustração), como Melhor Livro para Infância e Juventude.

“A Malha”, de Isaque Pinheiro, que esteve patente na galeria Insofar, em Lisboa, arrecadou o Prémio Autores 2023 de Melhor Exposição de Artes Plásticas.

Ainda nas Artes Visuais, foram distinguidos: “No planeta onde vivo”, de Guilherme Silva, como Melhor Trabalho de Fotografia, e “Taco a taco”, de Rita Lopes Alves, como Melhor Trabalho Cenográfico.

Na área da Televisão, a série da RTP “Causa Própria”, com autoria de Edgar Medina e Rui Cardoso Martins e realização de João Nuno Pinto, foi considerada o Melhor Programa de Ficção, e “Terra Nossa” da SIC, de César Mourão e com realização de Nuno Garcia, o Melhor Programa de Entretenimento.

“Linha da Frente – Escuta-me por favor” da RTP, de Mafalda Gameiro, foi distinguido com o Prémio Autores 2023 de Melhor Programa de Informação.

Nesta edição dos Prémios Autores, na categoria Melhor Programa de Rádio o vencedor foi “Floresta Encantada”, da SBSR FM, de Tiago Castro.


Fonte: LUSA | 3 de novembro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,715,552