"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Castelo Branco passa a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Castelo Branco passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria artesanato e artes populares, com o bordado albicastrense, anunciou a Câmara Municipal.

“Estamos perante uma oportunidade única. Esta candidatura representa uma visão para o território ancorada naquilo que temos de mais genuíno e autêntico”, afirmou o vice-presidente do município de Castelo Branco.

Hélder Henriques foi o coordenador do processo de candidatura de Castelo Branco à integração na Rede de Cidades Criativas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 2022.

O autarca salientou que esta integração “é o elemento agregador de toda uma estratégia de desenvolvimento territorial que tem como objetivo de longo prazo dar resposta a desafios como a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento de uma economia do conhecimento e de proximidade e a sustentabilidade demográfica”.

“A partir desta distinção e integração na Rede de Cidades Criativas da Unesco desenvolver-se-á, desejavelmente, um ecossistema criativo, centrado na diversidade, tecnologia, empenhado na sustentabilidade, na inclusão social e na regeneração urbana, bem como estimulará a atratividade de Castelo Branco do ponto de vista cultural e turístico numa rede global que é a das Cidades Criativas”, sintetizou.

Segundo a Câmara, trata-se do reconhecimento mundial da importância do Bordado de Castelo Branco, uma arte secular que é um dos símbolos da cidade e da região.

Os bordados são uma expressão da identidade cultural e da criatividade do povo albicastrense e a entrada de Castelo Branco na Rede de Cidades Criativas da UNESCO “é um importante passo” para a sua valorização e promoção.

“Esta distinção contribui para a divulgação da arte albicastrense a um público mais alargado e para um desenvolvimento sustentável”, lê-se na nota.

A Câmara Municipal sublinhou ainda que o reconhecimento da UNESCO ao integrar Castelo Branco na Rede de Cidades Criativas “não constitui, importa reconhecê-lo, o trabalho desta ou daquela pessoa. Representa um trabalho e uma estratégia que também vem de anteriores iniciativas, infraestruturas e atividades que permitiram reforçar e alcançar este objetivo”.

“Este não é um projeto da Câmara Municipal de Castelo Branco, este é um projeto do território, um projeto coletivo e transformador, a longo prazo, que permitirá a Castelo Branco ir ao encontro de novas oportunidades e novos sentidos tendo como desígnio maior os albicastrenses”, concluiu o município, em comunicado.

A autarquia deixou, entretanto, uma palavra de agradecimento ao presidente da Comissão de Honra, General António Ramalho Eanes, “pelo interesse evidenciado ao longo de todo o processo de candidatura”.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO é um projeto lançado em 2004, para promover a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante no seu desenvolvimento urbano nos aspetos económicos, sociais, culturais e ambientais.


Fonte: LUSA | 31 de outubro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,715,358