"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Divertimento em forma de poema

Assírio & Alvim publica Prima Contradição, um livro inédito de poesia de Júlio Pomar. 

Embora a poesia fosse uma faceta menos conhecida de Júlio Pomar, o artista plástico também cultivava a arte de bem versar. A prova está em Prima Contradição, um projeto nunca concluído que era alimentado pelo muito amigo António Lobo Antunes, autor do preâmbulo desta edição. Organizado por José Alberto Oliveira e José António Oliveira, encontramos aqui um livro assumidamente descomprometido, mostrando que a poesia pode brincar com a forma sem abdicar da musicalidade e do rigor do verso: um complexo mosaico que glosa temas reconhecíveis da nossa cultura – do fado ao passado histórico, ou ironizando os bons costumes e velhos hábitos portugueses.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 2 de novembro de 2023. 

11

Com a tristeza a roer
As unhas dos dedos todos
Vamos acabar por ter
Melancolias a rodos

Porque Cesário viu
Um doce frui-
to na melancolia
Do país que ensandecia

E digo
ensandecer
A favor de uma maldade
Que pra rimar com saudade
Lisboa me sugeria

Calo na garganta a poesia

SOBRE O LIVRO
Prima Contradição
Este livro inédito de Júlio Pomar mostra-nos o fulguroso saber poético de um dos mais importantes pintores portugueses, autor de dois livros de poemas. «[Júlio Pomar,] nos últimos anos de vida, dedicou-se à realização de uma terceira obra poética, que nunca recebeu versão definitiva. Deixou-nos, assim, um espólio de milhares de poemas, alguns concebidos como letras de fados (e destes, vários já musicados), muitos aparentemente inacabados, ou constando de variações sobre o mesmo tema, sem indicação de preferência entre variantes», esclarecem-nos os organizadores do volume, José Alberto Oliveira e José António Oliveira.

Ver primeiras páginas  

Título: Prima Contradição
Autor: Júlio Pomar
Edição: José Alberto Oliveira e José António Oliveira
Preâmbulo: António Lobo Antunes
N.º de Páginas: 304
PVP: 22,20 €
Coleção: documenta poetica  

SOBRE O AUTOR

Júlio Pomar
(Lisboa, 10 de janeiro de 1926 — Lisboa, 22 de maio de 2018)
Frequentou a Escola de Arte Aplicada António Arroio e a Escola de Belas-Artes do Porto. Lá, integrou um movimento que se autointitulava «Os Convencidos da Morte» e organizou a primeira Exposição da Primavera, no Ateneu Comercial, com a participação de artistas antifascistas. Em 1950, realizou em Lisboa uma exposição individual na Sociedade Nacional de Belas Artes, onde apresentou obras marcantes da pintura portuguesa. Até 1975, o seu trabalho incide principalmente no retrato, com recurso ao desenho e à pintura. Substituiu o óleo pelo acrílico. Tem uma Fundação com o seu nome. 
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,708,165