"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Redondo atribui Prémio Literário Hernâni Cidade à obra "As asas da minha liberdade"

A obra “As asas da minha liberdade”, de Pedro Grilo, de Reguengos de Monsaraz, foi a vencedora da edição deste ano do Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo (Évora).

Segundo a autarquia, a 28.ª edição desta iniciativa foi dedicada à modalidade de conto, com o tema “Migrantes”.

O prémio contou com a participação de autores de Portugal, Inglaterra e Brasil, que submeteram a concurso um total de 144 obras.

O 2.º prémio foi atribuído à obra “Abraço de papel”, de Maria Dangerfield, de Inglaterra, enquanto a obra “Os Pardais”, de Laura Santos, de Lisboa, conquistou o 3.º lugar, revelou a organização.

Foi ainda atribuída uma menção honrosa à obra “Migrante”, de Francisco Gonçalves (Brasil).

O júri decidiu, por unanimidade, não atribuir o prémio “Revelação Juvenil”.

A entrega dos prémios decorreu no sábado passado, dia 28 de outubro, no Auditório do Centro Cultural de Redondo.

Nesta edição, os três primeiros classificados têm direito a prémios pecuniários no valor de 750, 350 e 250 euros, respetivamente.

Instituída pelo Município de Redondo, através da biblioteca municipal, a iniciativa tem também a Junta de Freguesia de Redondo e uma entidade bancária como entidades parceiras.

A câmara pretende, com o prémio literário, homenagear a memória do escritor e professor Hernâni Cidade, natural da vila, e “estimular a criatividade literária entre jovens e adultos”.

Ensaísta e investigador, Hernâni António Cidade, doutorado em Filologia Românica, foi professor de liceu e das faculdades de Letras do Porto e de Lisboa.

Dotado de grande erudição, Hernâni Cidade contribuiu para o estudo da história da cultura e da literatura portuguesa, da qual é considerado um grande especialista, tendo-se notabilizado pelos seus ensaios sobre Camões.

Colaborador de A Águia, Seara Nova e do Primeiro de Janeiro, entre outros títulos da imprensa periódica, codirigiu o Diário Liberal e deixou o seu nome ligado à fundação da Colóquio: Revista de Artes e Letras e da Colóquio/Letras.

Hernâni Cidade nasceu em Redondo, em 1887, e morreu em Évora, em 1975.


Fonte: LUSA | 30 de outubro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,715,504