Notícias
Open call Portas de Lisboa e Budapeste
Se o seu bairro fosse uma porta, o que é que estaria por detrás? Qual é a porta mais intrigante que viu? Está aberta, está trancada? Consegue abri-la? Quem é que tem a chave? Dê largas à sua criatividade na sua resposta!
até 10 de novembro
KÉK Takeover
23 a 25 de novembro
Entrada livre
Campo de Santa Clara, 144-145
Portas, fechaduras, chaves e as histórias reais ou ficcionadas sobre a vida escondida por trás, são o mote do open call que tem como objectivo criar uma exposição pop-up a partir de fotografias e textos ligando a Baixa Chiado em Lisboa à Inner City District de Budapeste, cidade originária do KÉK – Centro Húngaro de Arquitectura Contemporânea. O formulário de candidatura, assim como todas as informações estão disponíveis na página do open call, que está aberto até 10 de novembro.
A exposição estará patente nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2023, no Palácio Sinel de Cordes, com vista sobre o Panteão, durante o KÉK Takeover. A iniciativa explora o tema do turismo sustentável focando-se na vida dos bairros históricos que circundam a sede da Trienal – Alfama, Costa do Castelo e São Vicente – no centro da reflexão.
Como podemos, enquanto turistas, contribuir para o ecossistema local? O que podem pessoas de fora dar à comunidade local? KÉK Takeover responde com um programa participativo que combina passeios urbanos, workshop, serão de cinema, noite de intercâmbio gastronómico e uma nova cartografia deste território criada por ateliers ou profissionais de arquitectura lisboetas para a descoberta de alguns segredos que ali se escondem em passeios a pé.
O programa completo do KÉK Takeover estará disponível em breve no site da Trienal de Lisboa. Com entrada livre, este evento faz parte da plataforma europeia LINA, financiada pela Europa Criativa e a partir do projecto de cooperação liderado pela Trienal de Lisboa.
Sobre o KÉK
O Centro Húngaro de Arquitectura Contemporânea é uma instituição independente que partilha muitos objectivos em comum com a Trienal de Lisboa. O seu programa diversificado de exposições, festivais e workshops combina uma participação alargada, uma análise complexa e conteúdos inovadores centrados no ambiente construído e na sua relação com as comunidades. O KÉK também aconselha e desenvolve actividades de investigação urbana com as comunidades locais em várias cidades.