"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um escravo tornado guerreiro lendário

Singular publica O Samurai Africano, de Craig Shreve. Um relato magnífico e comovente, no auge do Império Português no Oriente, acerca de uma figura histórica perdida que inspirará em breve uma série da Netflix.

Situado no final do século XVI entre África, Índia, Portugal e Japão, O Samurai Africano é baseado na história verídica de Yasuke, o primeiro samurai não nascido no Japão e o único de ascendência africana. Escrito na primeira pessoa, em jeito de memórias que viajam no tempo em flashbacks, esta é uma narrativa fascinante sobre as tensões entre o Oriente e o Ocidente, bem como a formação do Japão moderno. Destas páginas emerge o mais improvável dos heróis: «Metade da minha idade passada com a família, e a outra metade passada com desconhecidos. Criança durante metade da minha vida e soldado durante a outra metade. [...] Um homem para ser sacrificado. Uma coisa para ser oferecida.» Na produção de cinco episódios em preparação, o ator Omar Sy, que conhecemos de Lupin, surge como o nome indicado para o papel deste guerreiro lendário.

O livro já está disponível nas livrarias e online. Conheça-o nas palavras do autor: 

 

SOBRE O LIVRO

O Samurai Africano
Em 1579, uma nau portuguesa chega ao porto de Kuchinotsu, no Japão, carregada de mercadorias e armas europeias. A bordo segue Alessandro Valignano, um padre italiano e missionário jesuíta cuja autoridade na Ásia central e oriental é superada apenas pela do papa. Viaja com um guarda-costas, um homem da África Oriental grande e imponente. Raptado da sua aldeia em criança, vendido como escravo a mercenários portugueses e forçado a lutar em guerras na Índia, o jovem, mas experiente soldado, é assombrado pelas memórias do seu passado e pela sua condição de escravo. De Kuchinotsu, o padre Valignano lidera uma expedição que avança em direção à cidade capital de Quioto. Um motim coloca o seu guarda-costas à frente do mais poderoso senhor da guerra do país, Oda Nobunaga, nesse momento a preparar uma campanha para completar a unificação de um país dilacerado por mais de cem anos de guerra civil. Em troca de permissão para construir uma igreja, Valignano «oferece» o seu guarda-costas a Nobunaga. Após jurar lealdade ao senhor da guerra japonês, estes dois homens de mundos muito díspares desenvolvem uma confiança e respeito mútuos. O jovem soldado recebe o título de samurai, nunca concedido a um estrangeiro; também lhe é dado um novo nome: Yasuke.

Ver primeiras páginas  

Título: O Samurai Africano
Autor: Craig Shreve
Tradução: Alberto Gomes
Páginas: 320
PVP: 17,75€  

CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Extremamente cheio de suspense... Shreve transformou os escassos factos disponíveis sobre Yasuke num híbrido subtil de romance. Em parte uma saga histórica tradicional, repleta de sangue, entranhas e detalhes exóticos, e em parte uma meditação empática sobre o genocídio cultural e a aniquilação da agência individual, O Samurai Africano é uma história fascinante.»
Toronto Star

«Permitir que os leitores explorem a história de uma figura da vida real como Yasuke, o primeiro samurai japonês nascido no estrangeiro e o único samurai de ascendência africana, é basicamente a razão pela qual o género de ficção histórica existe.»
Paste Magazine

«[Uma] história complexa e profundamente comovente. . . que ressoa poderosamente com os nossos tempos atuais. [Os] personagens habilmente desenhados de origem europeia, asiática e africana habitam uma história às vezes assustadora, mas em última análise esperançosa, devido às imensas habilidades de Shreve em iluminar o poder do espírito humano.»
Jeffrey Colvin, autor premiado de Africaville

«Um épico histórico arrebatador, ancorado na luta de um homem pela sobrevivência e na busca por um lar e uma identidade destruída. O Samurai Africano explora um território literário raro, e conta uma história singular e visceral de descoberta e resistência.»
Kevin Hardcastle, autor premiado de In the Cage and Debris

«Em O Samurai Africano, Craig Shreve conta uma história extraordinária com intensidade dramática, sensibilidade e imaginação consumada. Como todos os melhores romances históricos, parece relevante e até essencial para o nosso momento presente. Das muitas coisas admiráveis sobre este romance, talvez a maior seja a façanha de Shreve de dar vida a Yasuke, o personagem central, e resgatar este homem notável da obscuridade.»
David Bezmozgis, autor premiado de Immigrant City e The Betrayers

SOBRE O AUTOR


Craig Shreve
Nasceu em North Buxton, Ontário, no Canadá. Participou no Programa de Escrita Criativa do Humber College e foi semifinalista do Prémio Amazon Breakthrough Novel em 2010. O seu primeiro romance, One Night in Mississippi, foi publicado em 2015. O Samurai Africano é o seu segundo romance. 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,707,469