"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um escravo tornado guerreiro lendário

Singular publica O Samurai Africano, de Craig Shreve. Um relato magnífico e comovente, no auge do Império Português no Oriente, acerca de uma figura histórica perdida que inspirará em breve uma série da Netflix.

Situado no final do século XVI entre África, Índia, Portugal e Japão, O Samurai Africano é baseado na história verídica de Yasuke, o primeiro samurai não nascido no Japão e o único de ascendência africana. Escrito na primeira pessoa, em jeito de memórias que viajam no tempo em flashbacks, esta é uma narrativa fascinante sobre as tensões entre o Oriente e o Ocidente, bem como a formação do Japão moderno. Destas páginas emerge o mais improvável dos heróis: «Metade da minha idade passada com a família, e a outra metade passada com desconhecidos. Criança durante metade da minha vida e soldado durante a outra metade. [...] Um homem para ser sacrificado. Uma coisa para ser oferecida.» Na produção de cinco episódios em preparação, o ator Omar Sy, que conhecemos de Lupin, surge como o nome indicado para o papel deste guerreiro lendário.

O livro já está disponível nas livrarias e online. Conheça-o nas palavras do autor: 

 

SOBRE O LIVRO

O Samurai Africano
Em 1579, uma nau portuguesa chega ao porto de Kuchinotsu, no Japão, carregada de mercadorias e armas europeias. A bordo segue Alessandro Valignano, um padre italiano e missionário jesuíta cuja autoridade na Ásia central e oriental é superada apenas pela do papa. Viaja com um guarda-costas, um homem da África Oriental grande e imponente. Raptado da sua aldeia em criança, vendido como escravo a mercenários portugueses e forçado a lutar em guerras na Índia, o jovem, mas experiente soldado, é assombrado pelas memórias do seu passado e pela sua condição de escravo. De Kuchinotsu, o padre Valignano lidera uma expedição que avança em direção à cidade capital de Quioto. Um motim coloca o seu guarda-costas à frente do mais poderoso senhor da guerra do país, Oda Nobunaga, nesse momento a preparar uma campanha para completar a unificação de um país dilacerado por mais de cem anos de guerra civil. Em troca de permissão para construir uma igreja, Valignano «oferece» o seu guarda-costas a Nobunaga. Após jurar lealdade ao senhor da guerra japonês, estes dois homens de mundos muito díspares desenvolvem uma confiança e respeito mútuos. O jovem soldado recebe o título de samurai, nunca concedido a um estrangeiro; também lhe é dado um novo nome: Yasuke.

Ver primeiras páginas  

Título: O Samurai Africano
Autor: Craig Shreve
Tradução: Alberto Gomes
Páginas: 320
PVP: 17,75€  

CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Extremamente cheio de suspense... Shreve transformou os escassos factos disponíveis sobre Yasuke num híbrido subtil de romance. Em parte uma saga histórica tradicional, repleta de sangue, entranhas e detalhes exóticos, e em parte uma meditação empática sobre o genocídio cultural e a aniquilação da agência individual, O Samurai Africano é uma história fascinante.»
Toronto Star

«Permitir que os leitores explorem a história de uma figura da vida real como Yasuke, o primeiro samurai japonês nascido no estrangeiro e o único samurai de ascendência africana, é basicamente a razão pela qual o género de ficção histórica existe.»
Paste Magazine

«[Uma] história complexa e profundamente comovente. . . que ressoa poderosamente com os nossos tempos atuais. [Os] personagens habilmente desenhados de origem europeia, asiática e africana habitam uma história às vezes assustadora, mas em última análise esperançosa, devido às imensas habilidades de Shreve em iluminar o poder do espírito humano.»
Jeffrey Colvin, autor premiado de Africaville

«Um épico histórico arrebatador, ancorado na luta de um homem pela sobrevivência e na busca por um lar e uma identidade destruída. O Samurai Africano explora um território literário raro, e conta uma história singular e visceral de descoberta e resistência.»
Kevin Hardcastle, autor premiado de In the Cage and Debris

«Em O Samurai Africano, Craig Shreve conta uma história extraordinária com intensidade dramática, sensibilidade e imaginação consumada. Como todos os melhores romances históricos, parece relevante e até essencial para o nosso momento presente. Das muitas coisas admiráveis sobre este romance, talvez a maior seja a façanha de Shreve de dar vida a Yasuke, o personagem central, e resgatar este homem notável da obscuridade.»
David Bezmozgis, autor premiado de Immigrant City e The Betrayers

SOBRE O AUTOR


Craig Shreve
Nasceu em North Buxton, Ontário, no Canadá. Participou no Programa de Escrita Criativa do Humber College e foi semifinalista do Prémio Amazon Breakthrough Novel em 2010. O seu primeiro romance, One Night in Mississippi, foi publicado em 2015. O Samurai Africano é o seu segundo romance. 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,548,597