Notícias
“Incha, desincha e passa!”: obra portuguesa vence prémio internacional de Arquitetura
A instalação que surpreendeu todos os que passaram pela fachada do ViaCatarina Shopping, no Porto, em 2021 e 2022, foi, agora, premiada nos “LOOP Design Awards 2023”.
A obra vencedora da 6.ª edição do concurso de arte pública VIArtes e que garantiu presença na fachada do ViaCatarina Shopping, no Porto, durante cerca de um ano, foi distinguida pelos LOOP Design Awards 2023. Composta por 318 balões, “Incha, desincha e passa” ganhou, este mês, o prémio internacional na categoria “Temporary Architecture”.
A impressionante instalação artística criada pelos arquitetos Filipe Santos Marinho e Vítor Carneiro de Mesquita, fundadores da 560 Architects, foi desenvolvida sob o mote “o tempo altera a leitura de toda e qualquer hora”.
Neste sentido, foram explorados os três conceitos que lhe dão nome — “Incha”, com a insuflação de 318 balões, distribuídos pela fachada exterior e “desincha”, promovendo uma orquestração dinâmica de movimento, cor e luz”. Por fim, “passa”, repondo, por breves instantes, a fachada original e pré-existente.
A obra atraiu a atenção de todos os que passaram pela emblemática Rua de Santa Catarina, mas o seu impacto continua a fazer-se sentir além-fronteiras, ainda hoje, como o prova a recente distinção nos LOOP Design Awards.
“O VIArtes foi o meio para a concretização de uma obra com uma proposta ambiciosa, tecnicamente desafiante e que, agora, arrecadou um prémio internacional [Loop Design Awards - categoria Arquitetura Temporária]. Esperamos que o tema ‘Tempo’, tão atual como nunca, continue a ser alvo de discussão, reflexão e ponderação. Da nossa parte, com esta obra efémera, propôs-se uma orquestração de cor, luz e movimento, transfigurando sucessiva e repetidamente a fachada do ViaCatarina e de espaço público na cidade do Porto”, referem os vencedores e fundadores da 560 Architects.
Já a diretora do ViaCatarina Shopping, Ana Pinto, afirma: “É com enorme orgulho que vemos a instalação ‘Incha, desincha e passa!’ ser reconhecida nos LOOP Design Awards 2023. E não posso deixar de congratular os arquitetos Filipe Santos Marinho e Vítor Carneiro de Mesquita, pela instalação tão bem-sucedida e pelo merecido prémio. Esta é ainda mais uma prova de que o VIArtes cumpre a sua função primordial de dar palco aos artistas para partilharem as suas criações, gerando um impacto não só local, mas também internacional”.
O VIArtes surgiu com o objetivo de gerar sinergias potenciadoras de inovação, envolvendo o Centro Comercial e a comunidade de artistas plásticos e/ou digitais, designers, arquitetos, escultores, entre outros. O vencedor de cada edição garante uma “tela” única para expor a sua obra – a fachada –, que é vista por milhares e milhares de locais e turistas, mas também um prémio monetário para a implementação do projeto.
Este concurso de arte pública reforça o projeto “Cultura no Centro”, lançado pelos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, que tem como objetivo apoiar artistas e entidades nacionais e regionais de âmbito cultural.