Notícias
Apresentação do Centro Europeu de Música Portugal
O Centro Europeu de Música Portugal (CEM Portugal) vai ser publicamente apresentado no próximo dia 25 de outubro, às 11 horas, numa cerimónia pública que terá lugar na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra.
Numa ótica de descentralização, este é o primeiro polo do Centre Européen de Musique (CEM), projeto artístico, cultural, pedagógico e científico europeu, inovador, sediado em Paris, que tem por objeto e missão a transdisciplinaridade em torno da Música, sublinhando o seu papel fulcral na construção duma identidade cultural europeia una e sustentável, em diálogo com o mundo. O CEM Portugal está a ser implementado com a colaboração da Terrafoundation, plataforma cultural portuguesa sediada em Lisboa e parceira do CEM desde 2021.
"Num momento onde a divisão impera, é para mim uma imensa alegria ver que o meu país, com esta aliança de territórios, aposta pela importância da música como instrumento de unidade, de elo social e de Paz, com a força dessa transdisciplinaridade hoje reconhecida por todos. Essas pontes que o CEM estabelecerá entre as artes, as ciências, as humanidades e as gerações serão a força do CEM Portugal!”, declara o Presidente do CEM, Jorge Chaminé.
O CEM Portugal terá sede em Mafra, considerando a relação histórica entre a vila e a Música, a qual remonta à construção do Real Edifício de Mafra (Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada). Do aparato musical da Basílica, fazem parte dois carrilhões, que formam o maior conjunto sineiro do século XVIII, assim como o único conjunto de seis órgãos históricos concebidos para utilização simultânea. A futura instalação em Mafra do Museu Nacional de Mafra, do Polo de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e do Arquivo Nacional do Som permitem reforçar esta ligação.
Ainda que sediado em Mafra, a programação do CEM Portugal terá lugar em diversos territórios portugueses, sempre numa ótica de um trabalho direcionado para o contexto onde opera, a identidade e as necessidades locais.
A cerimónia agendada para o próximo dia 25 de outubro conta com a participação da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Faro, Paulo Santos, do Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, do Vereador da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, do Presidente do Centre Européen de Musique, Jorge Chaminé, da Vice-Presidente da Terra Heritage e diretora artística da Terrafoundation, Guta Moura Guedes, e da Secretária Geral da Europa Nostra, Sneška Quaedvlieg-Mihailovi?.
No âmbito desta cerimónia, é também apresentada a performance “Passarola | Music Variations on the Past and the Future K.87”, por Pedro Emanuel Pereira, Rui Gato e Vítor Joaquim. Composta a partir da Sonata K.87 de Domenico Scarlatti, “a Passarola é o primeiro projeto de pesquisa e criação cultural que integra o Via Scarlatti, numa colaboração entre o CEM e a Terrafoundation. Simboliza o cruzamento matricial entre cultura e ciência, revela o poder da inovação e a relação dinâmica entre o passado, o presente e a definição do futuro”.