"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O livro da desesperança humana

Agora disponível na coleção Dois Mundos, A Metamorfose – a simbólica novela sobre um caixeiro-viajante transformado em inseto – é um texto central na obra de Franz Kafka.

Numa carta de 1912, Franz Kafka fala de uma «pequena história» produzida em apenas vinte dias, que lhe tinha vindo à mente enquanto estava deitado na cama num estado miserável, atormentando-o. Publicada originalmente em 1915, A Metamorfose é uma parábola sobre a alienação humana, uma narrativa sobre o absurdo da vida e sobre os processos de exclusão, que conserva ainda hoje toda a sua carga revolucionária. «Quando uma manhã Gregor Samsa acordou de sonhos inquietos, viu-se na sua cama transformado num monstruoso inseto.» Assim se inicia esta espantosa e terrível história de um homem frente a frente com a sua repugnância, obrigado a esconder-se no interior dos seus aposentos, progressivamente rejeitado pela família, varrido por fim da sociedade com uma total e trágica indiferença. Com prefácio, cronologia e tradução de Álvaro Gonçalves, feita diretamente do alemão, o presente volume surge-nos conforme a edição crítica.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 2 de novembro de 2023. 

SOBRE O LIVRO

Título: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Tradução do alemão, prefácio e cronologia:
Álvaro Gonçalves
Páginas: 96
PVP: 13,30
Coleção: Dois Mundos

Ver primeiras páginas   

SOBRE O AUTOR

Franz Kafka
Nasceu em 1883, em Praga, no seio de uma família da pequena-burguesia judia de expressão alemã. Começou a escrever os seus primeiros textos em 1904. Em 1906, terminou os seus estudos universitários, doutorando-se em Direito. Em vida, publicou apenas sete pequenos livros e alguns textos em revistas. De entre estes livrinhos e textos destaca-se A Metamorfose, que veio a lume em 1915. Esta pequena novela viria a afirmar-se como uma das suas obras de referência. A 3 de junho de 1924, não resistindo à tuberculose diagnosticada em 1917, morre em Kierling, a poucos quilómetros de Viena, deixando três romances fragmentários, que seriam publicados postumamente pelo seu amigo e testamenteiro Max Brod: O Processo (1925), O Castelo (1926) e América (1927), a que se seguiram volumes com contos, cartas e diários. A sua obra, centrada no homem solitário moderno, refém de uma vida absurda, tornar-se-ia uma das mais influentes do mundo literário do século XX. 
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,709,156