Notícias
Programa de Apoio «Cinema pela Democracia» com candidaturas abertas
Estão abertas até 17 de novembro as candidaturas ao programa de Apoio «Cinema pela Democracia», que vai atribuir 790 mil euros a projetos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974 e que contribuam para a reflexão sobre a sua relevância na atualidade.
O Programa destina-se a projetos de produção cinematográfica e audiovisual de ficção, documentário ou animação; organização de seminários, conferências, workshops ou atividades similares; ações de formação; realização de mostras/ciclos de cinema e audiovisual português.
Esta é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com o Instituto do Cinema e do Audiovisual, I.P. (ICA) e o Fundo de Fomento Cultural (FFC).
Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva, afirma: “Entendemos que as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril devem promover o conhecimento do passado e, em simultâneo, contribuir para uma sociedade mais participativa, plural e democrática. O cinema e o audiovisual desempenham um papel muitíssimo relevante neste processo. De igual importância é o envolvimento neste processo da população mais jovem, nomeadamente através da interação entre gerações, para que se verifique uma passagem de testemunho das memórias da ditadura, da construção da democracia e do valor da liberdade”.
Luís Chaby Vaz, presidente do ICA, afirma: “Num momento em que se assinalam os 50 anos da criação do Instituto de Português de Cinema, entidade que iniciou de forma estruturada o exercício de políticas públicas de apoio ao cinema e audiovisual, o ICA associa-se às Comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, através do lançamento do programa «Cinema pela Democracia», com o intuito de apoiar projetos de produção cinematográfica e audiovisual; a organização de seminários, conferências, workshops ou atividades similares; ações de formação e mostras de cinema.”
Revolução, resistência à ditadura e construção da democracia
Podem candidatar-se a este apoio pessoas coletivas com ou sem fins lucrativos (nomeadamente entidades produtoras, associações, cooperativas, estabelecimentos de ensino) com a inscrição em vigor no Registo das Empresas Cinematográficas e Audiovisuais.
Os projetos deverão ser subordinados, autonomamente ou de forma conjugada, às seguintes linhas temáticas: a) A Revolução de 1974-1975: o derrube da ditadura; a Revolução (aspetos políticos, culturais, sociais, económicos); a descolonização; b) Resistência e luta contra a ditadura; c) A construção da democracia portuguesa e a modernização do país.
As candidaturas são efetuadas por e-mail (concurso-ica-em25abril@ica-ip.pt), sendo aceites, no máximo, duas candidaturas por entidade.
A informação completa sobre o processo pode ser consultada AQUI.
Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril promove apoios à Investigação e às Artes
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril promove ainda apoios à Investigação Científica e às Artes.
Até ao final de 2023, será aberta uma linha concursal em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Esta destina-se a apoiar projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) de natureza interdisciplinar e pluridisciplinar, contemplando também projetos de tratamento arquivístico, de digitalização e de estudo de acervos documentais, bem como a criação de recursos educativos que se enquadrem na temática da construção da democracia portuguesa: história, memória e práticas democráticas.
A informação será disponibilizada AQUI.
Também este ano, o concurso de Apoio «Arte pela Democracia», promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES), selecionou 45 projetos para receberem um apoio global de um milhão de euros. Estas iniciativas, que terão lugar por todo o país, vão integrar as Comemorações dos 50 anos da Revolução. O programa «Arte pela Democracia» decorrerá até 2026, prevendo-se a abertura de novos concursos, um em 2024 e outro em 2025.
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.?
O período inicial das Comemorações tem sido dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o derrube da ditadura. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) serão revisitados, em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.