"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Casa onde Salvador Dalí nasceu e cresceu é museu a partir de hoje

A casa onde nasceu e cresceu o pintor espanhol Salvador Dalí, em Figueres, é a partir de hoje um museu que mostra as raízes do artista e a forma como o influenciaram e estiveram presentes na sua obra.

Foto © Casa Natal Salvador Dalí

"A pintura de Salvador Dalí é como uma autobiografia constante. Refletia tudo o que lhe acontecia na sua obra pictórica e também a nível escrito", disse à Lusa Mariona Seguranyes, historiadora da arte especialista em Dalí, ela própria de Figueres e atualmente vereadora da câmara local com a pasta da Cultura.

Dalí nasceu em Figueres, na Catalunha (nordeste de Espanha), em maio de 1904. A poucos quilómetros da fronteira de Espanha com França, a Figueres do início do século XX "era uma cidade muito aberta, que olhava para França, com grande movimento social e cultural", explicou Mariona Seguranyes.

Entre os amigos da família de Salvador Dalí estavam intelectuais, artistas e políticos que influenciaram a obra do pintor, que se tornou num dos maiores nomes do surrealismo e da arte do século XX.

Na Casa Natal Salvador Dalí hoje inaugurada, os visitantes poderão recorrer vários pisos de um edifício onde, além da casa da família, funcionava também o notário do pai do pintor.

Entre os espaços percorridos está, por exemplo, o quarto onde Dalí nasceu e cresceu, assim como a sua irmã, Anna María, muito presente numa fase da sua obra.

"Aqui sobretudo explica-se o contexto familiar do pintor, o contexto cultural e intelectual de Figueres do princípio do século, a importância [na obra de Dalí] da paisagem de Emporda [a região da Catalunha onde fica a cidade]", afirmou Mariona Seguranyes.

Em paralelo ao "Dali mais íntimo", o museu mostra também o "Dali do espetáculo, da cultura de massas", relacionando todas as dimensões e facetas da vida e da obra do artista.

"Falamos de um Dalí que deu o passo de viajar para Madrid, de todo o contexto de quando conheceu [o poeta Frederico García] Lorca e [o cineasta Luis] Buñuel e também se faz referência ao Dalí das performances, dos 'happenings', do Dalí que se aproxima da ciência, que é também um elemento muito importante da sua obra", acrescentou Mariona Seguranyes.

A Casa Natal Salvador Dalí junta-se a outros espaços, os Museus Dalí, igualmente na Catalunha, que mostram a obra do artista, que escolheu, ele próprio, Figueres para instalar o Teatro-Museu Dalí.

Ao Teatro Museu-Dalí, que abriu em 1974 e onde o pintor foi enterrado após a sua morte, em 1989, junta-se a casa onde viveu em Cadaqués e um castelo em Pubol, que comprou para a mulher, Gala Dalí.

No espaço aberto hoje não há obras originais de Dalí, que podem ser vistas noutros museus, e o objetivo é dar "uma visão mais completa da personagem, de diferentes prismas", nas palavras de Mariona Seguranyes.

A Casa Natal Salvador Dalí é um projeto da Câmara Municipal de Figueres, que comprou o primeiro espaço do edifício há 28 anos.

Os diversos andares foram sendo comprados ao longo do tempo e recuperados, para instalar o museu, num projeto que custou 4,2 milhões de euros e contou com fundos europeus.

"O que se visita é exatamente o espaço onde a família viveu e fez-se uma recuperação para restaurar as divisões tal como estavam", explicou Mariona Seguranyes, que destacou que o museu conta com "novas técnicas museológicas", como experiências imersivas.

A vereadora sublinhou que a intenção do município é que este museu seja também "a homenagem da cidade a Salvador Dalí", que escolheu a terra natal para "a sua última grande obra", o Teatro-Museu Dalí.

"Podia ter feito o seu museu em qualquer outra grande cidade do mundo, em Nova Iorque, em Madrid [cidades onde também viveu]. Era um artista importantíssimo. Mas quis que as pessoas fossem a Figueres conhecer a sua obra", afirmou.


Fonte: LUSA | 20 de outubro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,715,016