"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Se tivesse de escolher, qual seria a fotografia da sua vida?

A lanterna das memórias perdidas é o novo fenómeno literário japonês.

Do extremo oriente chega A lanterna das memórias perdidas, de Sanaka Hiiragi. Uma história sobre as memórias e a sua relação com um princípio muito enraizado na cultura japonesa: nunca deixar nada por resolver em vida e deixar a existência terrena sem ressentimentos. Publicado pela Porto Editora, estará nos escaparates a partir de 19 de outubro de 2023.

“No Japão, há um evento chamado Obon, em que relembramos os nossos antepassados. Na minha cidade natal, existe o costume de girar lanternas S?mat? nessa altura. Há uma luz no interior e uma bela imagem começa a rodar, criando um efeito muito bonito. Para além disso, no Japão, o fenómeno de lembrar várias coisas que aconteceram no passado quando alguém está à beira da morte é chamado de «ver S?mat?».” Foi a partir deste conjunto de tradições e elementos culturais que Sanaka Hiiragi encontrou o mote para este livro.

Em A lanterna das memórias perdidas, os leitores conhecem Hirasaka, o dono de um peculiar estúdio de fotografia, em que, na transição entre a vida e a morte, as pessoas são convidadas a recordarem a sua vida através de fotografias e a recapturarem a memória que consideram mais especial. Este é, assim, um romance sobre a vida e a morte, amor e perda, o poder da bondade e crueldade humanas e um apelo sábio para a valorização de algo muito precioso: o tempo. 

SOBRE OS LIVROS
A lanterna das memórias perdidas
Esta é a história de Hirasaka e do peculiar estúdio fotográfico onde trabalha, um local que é um ponto de transição entre a vida e a morte.
Os «visitantes» de Hirasaka acordam no estúdio, onde são recebidos com uma chávena de chá, a par de uma inesperada novidade: acabaram de falecer. Antes de partirem para o Céu, terão de cumprir uma última tarefa: selecionar, de entre uma pilha de fotografias – testemunhos de toda a sua existência –, uma por cada ano de vida. Para além disso, têm a possibilidade de viajar no tempo, na companhia de Hirasaka, para capturar uma nova fotografia da memória mais especial, aquela que mais os marcou.
No fim, o visitante assiste ao filme da sua vida, projetado por uma lanterna rotativa, cuidadosamente montada por Hirasaka.
Completa-se assim o ciclo, antes da passagem em definitivo para a eternidade.
Um elegante e comovente romance, que nos traz à memória histórias marcantes como A vida é bela ou After Life. Com a simplicidade dos mestres, Sanaka Hiiragi oferece-nos uma narrativa inspiradora, que nos leva a questionar o que é realmente importante na vida. 

Título: A lanterna das memórias perdidas
Autor: Sanaka Hiiragi
Tradução: André Pinto Teixeira
Páginas: 196
PVP: 14,40€

Ver primeiras páginas  

SOBRE A  AUTORA

Sanaka Hiiragi
Sanaka Hiiragi nasceu em 1974 na prefeitura de Kagawa, cresceu na prefeitura de Hyogo e vive atualmente em Tóquio.
Licenciou-se em Literatura na Kobe Women’s University e completou os seus estudos em Ensino da Língua Japonesa na Himeji Dokkyo University.
Depois de trabalhar no estrangeiro durante sete anos como professora de japonês, regressou ao país-natal, onde o seu romance de estreia The Marriage-Hunting Dream Team venceu o 11.º Konomys Award Hidden Gem.
Em 2015, publicou a coleção Mystery of Yanaka Retro Camera Shop, que se tornou bestseller instantâneo no Japão.
É uma grande apreciadora de câmaras fotográficas, de fotografia e da arte do quimono. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
98,982,635