"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mar Film Festival leva ficção e documentários ao Museu Marítimo de Ílhavo

Ficção e documentários em curtas e longas-metragens vão “flutuar” no Mar Film Festival que decorre de 26 a 29 de outubro, com a maior parte das sessões a terem lugar no Museu Marítimo de Ílhavo.

© Museu Marítimo de Ílhavo

A exibição dos filmes decorrerá no Museu Marítimo de Ílhavo, à exceção de uma sessão especial comemorativa dos 130 anos do Farol da Barra, a ter lugar na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Na noite de 27, sexta-feira, às 21:30, começam as sessões para o público em geral, com “Água nas Guelras”, uma curta-metragem de Marco Schiavon sobre uma inesperada vida insular.

Segue-se “Saudade do Futuro”, um documentário de Anna Azevedo, que percorre Portugal, Brasil e Cabo Verde, “em busca de histórias atravessadas pela saudade”.

Na véspera, o festival começa com “Curtas de Mar”, uma programação dirigida ao público escolar, com uma seleção de curtas-metragens de animação.

Na manhã de dia 28, o Mar Film Festival é dedicado ao Ambiente com a exibição de “Sonic Sea”, um documentário de Michelle Dougherty e Daniel Hinerfeld, sobre a poluição sonora dos oceanos, que ameaça baleias, tubarões e golfinhos.

O tema é retomado depois do filme numa conversa sobre “o impacto do som no oceano” com Catarina Eira, docente da Universidade de Aveiro, e Marina Palácio, autora e ilustradora do livro “O Tratado do Silêncio”.

Da parte da tarde, o auditório do museu recebe as curtas-metragens da edição 2023 do Prémio Mário Ruivo, com trabalhos que destacam a importância do Oceano para a vida no planeta Terra.

A noite de sábado abre com duas curtas-metragens: a primeira, de ficção, é “As Gaivotas Cortam o Céu”, de Mariana Bártolo e Guillermo García López, uma ‘curta’ sobre duas mulheres que se apoiam num clima de mudança no porto de pesca.

A outra é “Carapau de Espinho”, de André Roseira, uma curta-metragem documental, sobre a resistência à modernização num bairro piscatório de Espinho.

Nessa noite, estreia-se “O Som dos Heróis do Mar”, um documentário de Pedro Magano sobre os bastidores do projeto comunitário de criação de uma banda sonora e dobragem interpretativa para o filme “Heróis do Mar”.

O Mar Film Festival 2023 encerra no dia 29, pelas 17:30, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, com “Os Faroleiros”, um clássico do cinema mudo português, projetado no âmbito dos 130 anos do Farol da Barra.

» Programa 






Fonte: LUSA | 16 de outubro de 2023

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,426,762