"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Atribulado é o caminho da salvação

Livros do Brasil encerra tetralogia «Mar da Fertilidade» de Yukio Mishima, com a publicação de O Declínio do Anjo. 

Última peça da tetralogia considerada o testamento literário de Yukio Mishima, O Declínio do Anjo foi originalmente publicado a 25 de fevereiro de 1971, três meses volvidos sobre o suicídio do autor nipónico. Neste livro, terminado e enviado ao seu editor precisamente no dia em que Mishima se suicidou, o herói Honda, que ao longo da saga conhecemos como estudante, advogado e depois juiz, está agora velho e afastado dos tribunais, mas ainda questionando incansavelmente a sua existência nos mundos terreno e espiritual. Tânia Ganho assina a tradução e notas da presente edição desta obra, cujo título remete para a crença budista dos cinco sinais de decadência que indicam a morte iminente de um anjo. Mas que anjo? O protagonista Honda, o misterioso Toru – o seu novo protegido –, ou o próprio autor?

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 19 de outubro de 2023. 

SOBRE O LIVRO

O Declínio do Anjo
No final dos anos de 1960, Shigekuni Honda está reformado, rico e sem filhos. Quando conhece Toru, um órfão de dezasseis anos, acredita ter descoberto nele a reencarnação do seu amigo de infância Kiyoaki Matsugae e adota-o como seu herdeiro. Honda educa-o e observa-o, interrogando-se sobre se também a vida de Toru irá ser abrupta e precocemente interrompida. Desfecho dramático da tetralogia «Mar da Fertilidade», O Declínio do Anjo ata por fim o entrançado de temas dos três primeiros volumes: a decadência dos valores tradicionais japoneses, a essência da filosofia budista e a visão apocalíptica do mundo moderno. Pouco depois de escrever as últimas linhas deste romance, Mishima suicidou-se, praticando seppuku.

Ver primeiras páginas  

Título: O Declínio do Anjo
Autor: Yukio Mishima
Tradução: Tânia Ganho
Páginas: 240
PVP: 16,65€
Coleção: Dois Mundos  

SOBRE O AUTOR

Yukio Mishima
Novelista e dramaturgo, pseudónimo de Kimitake Hiraoka, nasceu em Tóquio em 1925 e suicidou-se de forma mediática, praticando o ritual japonês seppuku, a 25 de novembro de 1970, manifestando assim a sua discordância perante o abandono das tradições japonesas e a aceitação acrítica de modelos consumistas ocidentais. O idealismo que enforma a sua obra e conduzirá a sua vida está enraizado no tradicionalismo militar e espiritual dos samurais, e a sua conceção da arte liga-se a um elevado culto da alma e do corpo. Mishima é um dos mais conhecidos escritores japoneses, várias vezes apontado como candidato ao Prémio Nobel da Literatura e autor de obras inesquecíveis como Confissões de Uma Máscara (1948), O Templo Dourado (1956) ou O Marinheiro Que Perdeu as Graças do Mar (1963). 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,708,487