"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O maior tesouro imaginário da literatura portuguesa

Quando se celebram os 480 anos da chegada dos portugueses ao Japão, a Assírio & Alvim publica Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto.

Considerado um dos mais fascinantes livros de viagens da literatura mundial, Peregrinação é uma alucinante aventura por mares nunca antes navegados. «O maior tesouro imaginário da literatura portuguesa», é como A.J. Saraiva e Óscar Lopes definem este projeto hercúleo de Fernão Mendes Pinto. Ou, nas palavras de Adolfo Casais Monteiro, nestas páginas encontramos «a mais apaixonante e a mais bela obra romanesca do seu século». Valiosa fonte histórico-documental que, ao contrário de outros relatos do género, encerra uma visão ao arrepio da exaltação heroico-nacional do império português, distinta para a época e relevante para a atualidade, a obra contém uma dose incerta de efabulação, alimentando o seu carisma e valor literário. O seu sucesso editorial foi tal que, só no século XVII, terão circulado pela Europa, em diversos idiomas, dezanove edições. Sérgio Guimarães de Sousa assina a introdução, a fixação do texto e as notas do presente volume.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 19 de outubro de 2023. 

SOBRE O LIVRO
Peregrinação
Peregrinação é, seguramente, um dos grandes clássicos da literatura de viagens. Uma obra de tal modo importante que cristalizou no panteão dos vultos estelares do cânone universal o nome de Fernão Mendes Pinto, uma das figuras mais extraordinárias de toda a nossa literatura. Editada em 1614, tornou-se logo num sucesso editorial notável, sendo ainda hoje um dos livros portugueses mais traduzidos no mundo. E o caso não é para menos: trata-se de um relato excecional não apenas pelo seu inegável merecimento literário, mas também por constituir um documento histórico de incalculável valor para se conhecer a vida e os costumes dos povos orientais no século XVI, bem como os meandros da presença portuguesa na Ásia, descrita sem condescendências por Fernão Mendes Pinto.

Ver primeiras páginas  

Título: Peregrinação
Autor: Fernão Mendes Pinto
Introdução, fixação do texto e notas: Sérgio Guimarães de Sousa
N.º de Páginas: 880
PVP: 29,99€
Coleção: Sete-Estrelo  

SOBRE O AUTOR

Fernão Mendes Pinto
Nasceu em Montemor-o-Velho, em data incerta (entre 1509-14), e faleceu perto de Almada a 8 de julho de 1583. Oriundo de uma família sem recursos e marcado por um forte espírito aventureiro, embarca, em 1537, numa armada composta por cinco naus e capitaneada por D. Pedro da Silva, rumo à Índia. Começam então as suas incríveis aventuras, repletas de peripécias, por geografias diversas. Ao longo dessa jornada será um pouco de tudo: soldado, escravo, corsário, etnólogo avant la lettre ou diplomata. Regressa definitivamente a Portugal em setembro de 1558 e, na década de 60, estabelece-se numa quinta em Almada, onde começará a redigir as suas memórias aventurosas sob o título Peregrinação, publicadas postumamente. 
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,708,355