"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O maior tesouro imaginário da literatura portuguesa

Quando se celebram os 480 anos da chegada dos portugueses ao Japão, a Assírio & Alvim publica Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto.

Considerado um dos mais fascinantes livros de viagens da literatura mundial, Peregrinação é uma alucinante aventura por mares nunca antes navegados. «O maior tesouro imaginário da literatura portuguesa», é como A.J. Saraiva e Óscar Lopes definem este projeto hercúleo de Fernão Mendes Pinto. Ou, nas palavras de Adolfo Casais Monteiro, nestas páginas encontramos «a mais apaixonante e a mais bela obra romanesca do seu século». Valiosa fonte histórico-documental que, ao contrário de outros relatos do género, encerra uma visão ao arrepio da exaltação heroico-nacional do império português, distinta para a época e relevante para a atualidade, a obra contém uma dose incerta de efabulação, alimentando o seu carisma e valor literário. O seu sucesso editorial foi tal que, só no século XVII, terão circulado pela Europa, em diversos idiomas, dezanove edições. Sérgio Guimarães de Sousa assina a introdução, a fixação do texto e as notas do presente volume.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 19 de outubro de 2023. 

SOBRE O LIVRO
Peregrinação
Peregrinação é, seguramente, um dos grandes clássicos da literatura de viagens. Uma obra de tal modo importante que cristalizou no panteão dos vultos estelares do cânone universal o nome de Fernão Mendes Pinto, uma das figuras mais extraordinárias de toda a nossa literatura. Editada em 1614, tornou-se logo num sucesso editorial notável, sendo ainda hoje um dos livros portugueses mais traduzidos no mundo. E o caso não é para menos: trata-se de um relato excecional não apenas pelo seu inegável merecimento literário, mas também por constituir um documento histórico de incalculável valor para se conhecer a vida e os costumes dos povos orientais no século XVI, bem como os meandros da presença portuguesa na Ásia, descrita sem condescendências por Fernão Mendes Pinto.

Ver primeiras páginas  

Título: Peregrinação
Autor: Fernão Mendes Pinto
Introdução, fixação do texto e notas: Sérgio Guimarães de Sousa
N.º de Páginas: 880
PVP: 29,99€
Coleção: Sete-Estrelo  

SOBRE O AUTOR

Fernão Mendes Pinto
Nasceu em Montemor-o-Velho, em data incerta (entre 1509-14), e faleceu perto de Almada a 8 de julho de 1583. Oriundo de uma família sem recursos e marcado por um forte espírito aventureiro, embarca, em 1537, numa armada composta por cinco naus e capitaneada por D. Pedro da Silva, rumo à Índia. Começam então as suas incríveis aventuras, repletas de peripécias, por geografias diversas. Ao longo dessa jornada será um pouco de tudo: soldado, escravo, corsário, etnólogo avant la lettre ou diplomata. Regressa definitivamente a Portugal em setembro de 1558 e, na década de 60, estabelece-se numa quinta em Almada, onde começará a redigir as suas memórias aventurosas sob o título Peregrinação, publicadas postumamente. 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,370,451