"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mais de 550 objetos e documentos de Lourdes Castro ficam em museu na Madeira

O Governo Regional da Madeira celebrou com a família da artista Lourdes Castro (1930-2022) um contrato de depósito que coloca 316 objetos e 241 conjuntos documentais no Mudas - Museu de Arte Contemporânea da região.

No MUDAS - Museu de Arte Contemporânea da Madeira, a Exposição “Como uma Ilha sobre o Mar: Lourdes Castro" presta homenagem à conceituada artista plástica que faleceu no início de 2022

“O contrato em causa tem a vigência de cinco anos, renovando-se automaticamente por períodos sucessivos de um ano”, confirmou fonte da secretaria regional do Turismo e Cultura à agência Lusa.

A mesma fonte indicou que “este contrato se refere a um total de 316 objetos (obras de arte e objetos artísticos e outros de uso pessoal) e 241 conjuntos documentais (capas de arquivo, documentação avulsa, negativos, fotografias, bobines de filme, jornais, etc.)”.

O acordo foi assinado na terça-feira, no âmbito da sessão solene de um congresso dedicado a Lourdes Castro, a decorrer no Mudas, no concelho da Calheta, num ato que contou com a presença de Nuno Brazão, sobrinho da artista, e do secretário regional com a tutela, Eduardo Jesus.

O congresso “In Memoriam: Lourdes Castro” é promovido pela secretaria regional de Turismo e Cultura, sendo uma iniciativa dedicada “à memória de Lourdes Castro, evocando a vida e a obra desta artista maior do panorama da arte contemporânea portuguesa, nascida na Madeira e falecida em janeiro de 2022”.

Na apresentação do evento, a organização destacou que Lourdes Castro, “conhecida como a artista da sombra, é autora de uma extensa e notável obra, multidisciplinar que se desdobrou em diversos campos das artes”.

A organização salientou o seu “percurso muito particular, radicado numa apetência interdisciplinar de cariz marcadamente pessoal, cuja riqueza cromática e expressiva não se esgota no retrato ou na natureza, temáticas de eleição, embora tenha nessa via teórica e plástica uma aposta particularmente forte, numa análise que sublinha a relevância das diversas fontes como a história, a literatura e o quotidiano para a sua criação artística”.

A organização recorda que o congresso acontece a par da exposição “Como uma Ilha sobre o Mar: Lourdes Castro”, no Mudas, com curadoria de Márcia de Sousa, patente até 31 de outubro.


Fonte: LUSA | 4 de outubro de 2023
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,719,752