"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Curta-Metragem "O Afinador de Silêncios" terá estreia mundial no Reino Unido

O novo trabalho do realizador e argumentista Mário Patrocínio é uma adaptação do livro de Mia Couto.

“O Afinador de Silêncios” é a nova curta-metragem de drama da BRO Cinema em coprodução com a produtora brasileira Café Royal, escrita e realizada por Mário Patrocínio, com direção de fotografia de Paul Bessa. O filme, que já conta com o prémio de melhor direção de fotografia, da Associação Brasileira de Fotografia (abcine), terá agora a sua estreia mundial durante os dias 4 a 8 de outubro, no Bolton International Film Festival, em Inglaterra.

A curta-metragem é uma adaptação de um trecho do livro “Jesusalém” do escritor moçambicano Mia Couto, que é conhecido pela sua capacidade de montar narrativas e contar histórias impactantes de forma autêntica e profunda. O projeto captura a essência do silêncio, a comunicação interpessoal e a importância do estabelecimento das relações humanas. A obra-prima de Mia Couto foi distinguida pela Radio France-Culture/Télérama como melhor obra de ficção e ganhou ainda o prémio Camões, em 2013, e o prémio Neustadt, em 2014.

“O Afinador de Silêncios” retrata a história de Mwanito, uma criança que vive há oito anos num lugar circundado pela natureza. Sem consciência do mundo, apenas conhece o seu pai, o seu irmão, um tio e um servo. Estas quatro pessoas são a sua referência da sociedade e disseram-lhe que o mundo exterior estava morto, pelo que esperam por um pedido de desculpas de Deus.

Para Mia Couto esta adaptação do seu livro pelo olhar de Mário Patrocínio é um trabalho “belíssimo, que mantém e amplia a poesia da história original”, explicando que o mesmo apresenta ainda uma “cinematografia que corresponde ao que pode ser a beleza de um lugar entre o fim do mundo e o nascer de um outro mundo”. O escritor acrescenta ainda que: “o casting e as interpretações são ótimas, a fotografia é hipnotizante”.

O realizador Mário Patrocínio, já consagrado no circuito documental, define a estreia do filme no Bolton International Film Festival como um passo importante na sua carreira em ficção. "Eu e a equipa envolvida estamos muito orgulhosos de levar esta sensível obra a um festival internacional com esta notoriedade. Isto é uma prova da qualidade e dedicação do nosso trabalho, além de exaltar e transportar a riqueza da cultura lusófona”. O realizador está agora a trabalhar na adaptação de Jerusalém para uma longa-metragem.

O Bolton International Film Festival é um festival de elevada relevância na indústria do Cinema, uma vez que tem afiliações a BIFA (British Independent Filme Awards) e BAFTA (British Academy of Film and Television Arts).

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,720,290