"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"exTratos Dramáticos"

"exTratos Dramáticos" é o livro de lançamento de Pedro Albuquerque. Nele se reúnem os primeiros grandes poemas e se revela a busca pela dinamização da poesia, como é exemplo “Sinto Que Estás Perto”, no qual o autor procura incluir o leitor na própria obra.

Dividido em duas partes, presta homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen e a José Mário Branco, artistas fundamentais no que concerne à luta pela liberdade e ao amor pela arte e pela vida. São esses os temas basilares do livro que conta ainda com um prefácio de Pedro Branco.

Data da publicação: 21 junho, 2022
Páginas: 88
Idioma: Português
ISBN: 9789899106734
Depósito legal: 497065/22
Género: Poesia
Editora: Cordel D’ Prata 

 

Pedro Albuquerque [breve Biografia]

Pedro Gabriel Albuquerque nasceu a 2 de abril de 1992 em Aveiro e, desde cedo, mostrou apetência para as artes. Começando pela pintura, sentiu pouco depois a urgência de se comunicar por escrito. O seu amor pela literatura chegou antes mesmo de aprender a escrever, pedindo à família para que pusesse em papel aquilo que lhe vinha na alma. Aos seis anos, com a sua entrada na escola, descobriu o verso e principiou-se na poesia, tendo concorrido em alguns concursos distritais e dado início a um período regular de declamações. Mais tarde, no secundário, criou um blogue de crítica musical, mantendo-se ligado a outras formas de intervenção literária. Mestre em Engenharia e Design de Produto pela Universidade de Aveiro, trabalhou alguns anos na área até se virar para dentro e não mais largar os livros.

A pandemia de 2020 foi a desculpa imperfeita para se focar inteiramente no trabalho e em 2022, lançou o seu primeiro livro: "exTratos Dramáticos", como compêndio de poesia, prosas poéticas e crónicas que havia escrito quase dez anos antes. Com prefácio de Pedro Branco e homenagens a Sophia de Mello Breyner, José Mário Branco e Caetano Veloso, o livro é, em parte, uma crítica à sociedade de hoje e reforça a necessidade de preservarmos aquilo que de bom recebemos.

Na companhia de diversos músicos e poetas como: O Marta, Paco Nabarro, Pedro Branco ou Ana Marreiros, iniciou no final do ano transato uma digressão de apresentação do livro que já passou por cidades como Lisboa, Porto ou Aveiro.

Recentemente, tem participado em vários eventos literários como a Feira do Livro de Lisboa e sido declamado em variados locais como o Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra) ou a Associação Cultural Macaréu (Porto). Foi, também, convidado a dar uma palestra na Escola Secundária José Estevão (Aveiro) no Dia Mundial da Poesia e a encerrar o Jornal 2 da RTP. Em Abril, ganhou o último prémio de poesia de São João da Madeira - "Poesia na Corda" e iniciou a trabalhar no próximo livro que será constituído por contos e estórias autobiográficas

A par com os livros, tem também escrito alguns poemas para revistas literárias como a “[sem] equívocos” e algumas letras para cantores de fado, blues e grupos de rock. Encontra-se, igualmente, a desenvolver um espetáculo para levar a cena no próximo ano.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,544,760