"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

António Franco Alexandre vence Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa

Poemas, publicado pela Assírio & Alvim em setembro em 2021, foi a escolha, por unanimidade, do júri da IX edição do prémio atribuído pela Câmara Municipal de Faro.

Destinado a galardoar, a cada dois anos, uma obra poética em português, em primeira edição e de autor português, o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa foi instituído pelo Município de Faro em 1999, em homenagem ao poeta nascido naquela cidade algarvia. O galardão, no valor pecuniário de 5.000 euros, contou mais uma vez com o alto patrocínio da Fundação Milénio BCP e o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, Universidade do Algarve, Jornal de Letras, Tertúlia Algarvia, Hotéis EVA SENSES e Região de Turismo do Algarve.

O júri constituído pelo poeta e professor Luís Quintais, pela professora Ana Isabel Soares (Universidade do Algarve) e pela jornalista Inês Fonseca Santos decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio à antologia Poemas, «fundamentalmente» pelo livro inédito Carrocel, nela incluído. «Uma viagem através de uma “transportadora transdisciplinar”, que, mais do que espaços, percorre tempos […] Foi esta amplitude temporal, que inscreve em verso um lugar de nós, lugar de entendimento e leitura transversal a todo o ser humano ocidental – capaz de ler o que de si se distancia, ainda que inapelavelmente radicado no tempo atual [...] que o júri pretendeu reconhecer com a atribuição deste prémio a António Franco Alexandre.

A cerimónia de entrega do prémio terá lugar a 28 de outubro, pelas 16h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.

SOBRE O LIVRO

Título: Poemas
Autor: António Franco Alexandre
Edição: Luis Manuel Gaspar
N.º de Páginas: 616
PVP: 33,00€

Ver primeiras páginas  

SOBRE O AUTOR
António Franco Alexandre
Nasceu a 17 de junho de 1944, em Viseu. Fez os seus estudos académicos nas áreas de Matemática e Filosofia em França (primeiro, em Toulouse, depois em Paris) e nos EUA (Harvard). Após o seu regresso a Portugal, em 1975, é convidado para professor de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecionou até meados de 2009. Embora se tenha estreado como poeta ainda na década de sessenta, é sobretudo a partir da publicação de Sem Palavras nem Coisas (1974) que a sua obra se afirmou. Uma voz incontornável no nosso panorama literário, são suas algumas das obras mais significativas da poesia portuguesa contemporânea: Os Objectos Principais (1979), A Pequena Face (1983 – Grande Prémio de Poesia do PEN Clube Português), Quatro Caprichos (1999 – Prémio Luís Miguel Nava, Grande Prémio APE de Poesia), Duende (2002 – Prémio D. Dinis e Prémio Correntes d'Escritas), Aracne (2004) e Poemas (2021 - Grande Prémio de Poesia Diogo Bernardes APE/ Câmara Municipal de Ponte da Barca).
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,720,320