"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

A Hora dos SuperQuinas, projeto piloto chega a Porto de Mós

O projeto “A Hora dos SuperQuinas” consiste num projeto de Atividade Física e Desportiva nas Atividades de Enriquecimento Curricular. 

Este é um projeto piloto desenvolvido pela Federação Portuguesa de Futebol nas escolas de EB1/JI Mira de Aire Nº2 e no Centro Escolar das Pedreiras. O principal objetivo é a promoção da atividade física e do desporto como elementos fundamentais para um estilo de vida saudável e dos valores positivos associados ao desporto, bem como, a sensibilização para temas chave como a nutrição e o sono.

O projeto será implementado nas Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º Ciclo (1h ou 2h por semana) pelos professores identificados pelo município / escola. A Federação Portuguesa de Futebol irá oferecer material para a escola – que incluem arcos, cordas, bolas de ténis, cones, coletes, entre outros - formação aos professores e disponibilizar um manual digital para os professores lecionarem as sessões (com o qual os professores podem montar as suas próprias sessões ou consultar sessões já estruturadas).

O Projeto tem a aprovação da Direção Geral da Educação, Direção Geral da Saúde, Secretaria de Estado da Juventude e Desporto e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, assim como de Psicólogos, Pediatras e Especialistas em Educação Física.

O Projeto “A Hora dos SuperQuinas” é de futebol?

É um projeto da Federação Portuguesa de Futebol em parceria com as Associações de Futebol, mas NÃO é um projeto de futebol – não tem exercícios de futebol, nem o material oferecido tem algum elemento associado ao futebol. A Federação Portuguesa de Futebol é contra a especialização precoce.

Quem criou o projeto “A Hora dos SuperQuinas”?

O projeto foi desenhado em 2022 por uma equipa liderada pelo Professor Dr. Carlos Neto, acompanhado pelos Professores Drs. André Seabra, José Guilherme Oliveira, Júlio Costa, Susana Vale, Rita Cordovil, Luis Paulo Rodrigues e Sara Santos. Em janeiro de 2023, a FPF implementou o projeto em 44 escolas e face ao sucesso do mesmo – que pode ser consultado no site do Portugal Football Observatory – irá disponibilizar o projeto a todos os municípios do país. Entre janeiro e março de 2023 este projeto aumentou a competência motora das crianças envolvidas em 48%.

Quando começa o projeto?

O projeto terá a duração de todo o ano letivo e deverá começar no início de outubro.

Vão ser dinamizadas outras atividades durante o ano?

A Federação Portuguesa de Futebol tem a intenção de envolver clubes de diferentes modalidades e promover visitas destes às escolas para que as crianças conheçam os vários desportos que podem praticar.

Qual será o Papel do Encarregado de Educação no Projeto?

Os Encarregados de Educação terão um papel preponderante no incentivo da participação das crianças no projeto.

Além disso, para que se possa continuar a monitorizar o sucesso do projeto na evolução da felicidade das crianças e da respetiva competência motora, serão partilhados questionários com os Encarregados de Educação que devem ser respondidos para que possamos perceber o impacto do “A Hora dos SuperQuinas”.

Porque é que a Federação Portuguesa de Futebol criou este projeto?

Portugal é o país da União Europeia no qual se pratica menos atividade física. Desta forma, o objetivo deste projeto é fomentar a prática desportiva prazerosa e incentivar as crianças envolvidas a serem catalisadoras e influenciadoras desta prática junto das pessoas que as rodeiam.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,935,401