Notícias
"Romaria da Senhora da Peneda” inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) aprovou a inscrição da “Romaria da Senhora da Peneda”, do concelho de Arcos de Valdevez, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI).
A Romaria da Senhora da Peneda é uma festividade cíclica multissecular com origens prováveis no século XIII. A sua realização, entre 31 de agosto e 8 de setembro, tem por cenário o Santuário dedicado à Virgem Maria, sob a invocação da Senhora da Peneda, no lugar da Peneda, na freguesia da Gavieira, no concelho de Arcos de Valdevez.
A dimensão profana da celebração tem também presença e concentra muita população no Largo do Terreiro, junto do Escadório das Virtudes, especialmente a 6 de setembro, 2 onde «largas centenas de pessoas participam nas danças, nos cantares ao desafio e interpretam músicas populares como viras, chulas ou canas verdes».
Com esta inscrição no INPCI, a DGPC reconhece a importância de que se reveste esta manifestação enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade. O pedido de registo da manifestação foi proposto pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, entidade que encetou trabalho de investigação para aprofundar o seu conhecimento e com o objetivo da sua inventariação na plataforma MatrizPCI onde, a partir de agora, o público pode ter acesso a documentação detalhada que caracteriza a “Romaria da Senhora da Peneda”.
>> Mais informações