"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Emerio Medina, autor cubano publicado em Portugal, vence o prestigiado Prémio Julio Cortazar pela segunda vez

Treze anos depois da distinção do seu Los Dás del Juego, Emerio Medina, multipremiado escritor cubano que em Portugal publicou o romance Os Fantasmas de Ferro em Julho de 2022, volta a vencer o cobiçado Prémio Ibero-Americano de Conto Julio Cortázar com El Hombre que Vino a Leer, um texto que segundo o júri do galardão «apresenta um uso eficaz da linguagem», numa «homenagem secreta a Cortázar, que recorre a recursos do grande fabulista argentino, tais como a incerteza».

Autor de Os Fantasmas de Ferro, uma das preciosidades escondidas, quase secreta, que encantou os leitores portugueses no Verão de 2022 (leia aqui o comunicado de imprensa do livro), Emerio Medina, engenheiro mecânico de 57 anos que tem encantado os leitores da América Latina, Espanha e Portugal com a sua pena, volta a dar que falar com o seu mais recente conto El Hombre que Vino a Leer (O Homem que Veio para Ler).

Mas que livro é este que acaba de vencer a edição de 2023 do Prémio Ibero-Americano de Conto Julio Cortázar? Diz o júri do galardão, composto pelos escritores Dazra Nova, Hernán Ronsino e Emmanuel Tornés, que se trata de uma «uma história muito bem construída, entre fronteiras ténues da ficção», que nos fala da criação literária e a leitura. 

Explica o autor que esta narrativa «nos leva à zona mais doméstica do escritor, ao que se faz em casa para escrever, ao que nos impede de escrever. O objectivo do conto é mergulhar nesse mundo de que pouco se fala em Cuba.»

Criado para homenagear o grande escritor argentino, o Premio Ibero-Americano de Conto Julio Cortázar dá anualmente voz aos contadores de histórias de todo o mundo que escrevem em língua espanhola, numa acção conjunta do Instituto Cubano do Livro, a Casa de las Américas e a União de Escritores e Artistas de Cuba, sob os auspícios do Ministério da Cultura da Argentina.

A Guerra e Paz Editores felicita o seu autor por esta merecida distinção, que premeia uma das mais elegantes escritas da literatura cubana contemporânea, que narra com absoluto domínio literário as idiossincrasias e os sonhos perdidos de um país e de um povo.
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,718,964