"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"As Casas das Coisas"

Com maravilhosas ilustrações de Rachel Caiano e belíssimos textos de João Pedro Mésseder chega esta semana às livrarias As Casas das Coisas, um novo título da série Coisas que constitui um desafio ao pensamento em que a diversão e a poesia se encontram de mãos dadas.

O Pequeno Livro das Coisas, (2012), de João Pedro Mésseder e Rachel Caiano recebeu o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014, além de ter sido finalista do Prémio Autores – Melhor Livro de Literatura Infanto-Juvenil 2013, da SPA. Este livro deu início a uma série a que se seguiram Tudo É Sempre Outra Coisa (2013), De Umas Coisas Nascem Outras (Prémio Autores – Melhor Livro de Literatura Infanto-Juvenil 2016, da SPA), Olhos Tropeçando em Nuvens e Outras Coisas (2017), Canções do Ar e das Coisas Altas (2018), Coisas Que Gostam de Coisas (2020) e agora, As Casas das Coisas (2023).

Sinopse
A casa da luz elétrica será a escuridão? E a areia sem-abrigo terá ela casa? Os livros possuem segunda habitação, de férias? E uma casa feita de cabelo, existe? Quando é que a bruxa má perde a casa? E o vampiro, muda às vezes de morada? Haverá coisa ou pessoa que não precise de casa, casinha ou casarão? Casario não falta neste livro de prosas pequeninas que desafia a pensar, e onde a diversão e a poesia dão as mãos.

Sobre os autores

João Pedro Mésseder nasceu em 1957. Recebeu o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho de Poesia por Fissura (2000) e o Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres por Estação dos Líquidos (2021). Publicou Porto, Maneira de Olhar – crónicas e memórias e foi distinguido com a Medalha de Mérito da Cidade do Porto em 2023. O seu álbum Caras (com Inês Oliveira) obteve o Selo «Distinção» Caminhos de Leitura e a «Menção Honrosa António Torrado» Caminhos da Leitura (melhor livro) 2022, do Observatório da Leitura. Assinou livros para a infância e a juventude como Versos com Reversos e Palavra que Voa (nomeados para as Listas de Honra do IBBY de 2000 e 2006), De Que Cor É o Desejo?; Romance do 25 de Abril, O Meu Primeiro Miguel Torga, O Aquário, A Fada das Multiplicações e outros.

Rachel Caiano nasceu em 1977. Artista plástica e ilustradora, com formação em artes de palco, tem vindo a desenvolver projetos nas áreas de edição de objetos de autor, pintura, cenografia e ilustração.

Finalista do Jovens Criadores 2007, alguns dos seus livros constam da exposição «The White Ravens» 2008 e 2009, uma seleção internacional. A sua obra Coração de Pássaro em parceria com a escritora Mar Benegas foi distinguida com a Menção Especial – Poesia, do Bologna Ragazzi Awards 2022. Ilustrou livros de diferentes géneros e colabora com diversas publicações periódicas.

Ficha do Livro:
Título: As Casas das Coisas
Nº págs: 48
ISBN: 9789722132244
PVP C/ IVA: 12,90€
LeYa | Editorial Caminho

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,707,858