Publicações
Luísa Ducla Soares e Eli Gallego apresentam um abecedário divertido e animalesco
Aprender o alfabeto vai passar a ser fácil e divertido com a mais recente obra assinada por Luísa Ducla Soares e Eli Gallego. Uma aventura animalesca, já disponível, que dá vida a cada letra do abecedário.
Será que é possível um jardim zoológico caber dentro de um livro que ensina as letras aos mais pequenos? Em Zoodário – Um abecedário animalesco encontramos um mundo mágico onde a aprendizagem da leitura e da escrita e o encanto da poesia convivem em boa e divertida harmonia. Tudo isto ilustrado de forma maravilhosa para ajudar as crianças a relacionar as palavras com os animais, que descobre ao longo do livro.
Em cada página os leitores são apresentados a um animal e à sua respetiva letra. Esta aprendizagem é reforçada com uma quadra de fácil memorização criada pela mestre em brincar com as palavras, Luísa Ducla Soares . Do A de andorinha, que traz a primavera pelas estradas do ar, ao Z de zângão que zumbe não por estar zangado mas por se sentir feliz entre as doces flores do prado, os leitores podem explorar um divertido abecedário onde os dinossauros existem e o krill passa alegremente ao lado de lamas, quatis, xaréus ou simpáticos porcos-espinhos. Estes e outros animais vivem em harmonia neste Zoodário que pode sair do livro para as paredes com o póster que inclui.
O livro já está disponível e é recomendado para crianças até aos sete anos e a adultos com boa disposição.
SOBRE O LIVRO
Zoodário - Um abecedário animalesco
Que tal um jardim zoológico que cabe num livro e dá vida a cada letra do alfabeto? Em boa e divertida harmonia, convivem aqui a aprendizagem da leitura e da escrita com um olhar sobre os animais e o encanto da poesia. Tudo isto ilustrado de uma forma magnífica.
Ver primeiras páginas
Título: Zoodário - Um abecedário animalesco
Autor: Luísa Ducla Soares
Ilustrador: Eli Gallego
Páginas: 64
PVP: 13,30 €
SOBRE AS AUTORAS
Luísa Ducla Soares
Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa a 20 de julho de 1939. É licenciada em Filologia Germânica pela Universidade Clássica de Lisboa. Iniciou a sua atividade profissional como tradutora, consultora literária e jornalista, tendo sido diretora da revista de divulgação cultural Vida (1971-2). Colaboradora de diversos jornais e revistas, estreou-se com um livro de poemas, Contrato, em 1970. Foi Adjunta do Gabinete do Ministro da Educação (1976-8). Trabalhou de 1979 a 2009 na Biblioteca Nacional onde iniciou a sua atividade realizando uma bibliografia da literatura para crianças em Portugal. Foi assessora principal desta instituição e responsável pela Área de Informação Bibliográfica. Dedicada especialmente à literatura para crianças e jovens, em prosa bem como em poesia, publicou mais de uma centena de obras neste domínio. É sócia fundadora do Instituto de Apoio à Criança. Tem elaborado para o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e para o Ministério da Educação diversas publicações seletivas da literatura infantil nacional e internacional. Junto de escolas e bibliotecas, desenvolve regularmente ações de incentivo à leitura. Recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian para o melhor livro do biénio 1984-5 por 6 Histórias de Encantar e foi galardoada com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra em 1996. Foi candidata de Portugal ao Prémio Andersen. Em 2004 foi escolhida pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People ) como candidata ao Prémio Hans Christian Andersen . Em 2009 a Sociedade Portuguesa de Autores distinguiu-a com a sua Medalha de Honra. Em 2010 foi proposta pela DGLB como candidata de Portugal ao Prémio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil. Em 2018 e 2020 como candidata ao prémio sueco ALMA.
Elisabet Gallego
Espanhola, nascida em 1987, mas a viver em Portugal desde nova. Sempre gostou de dar asas à imaginação e criar: desenhos, pintura, cerâmica, etc. Seguindo essa paixão, licenciou-se em Design pela Universidade de Aveiro e, desde 2008, que tem trabalhado em publicidade. No seu percurso passou por grandes agências como a McCann e Ogilvy, onde trabalhou com marcas como a CGD, TAP, Vogue e Volkswagen. Conta ainda com alguns prémios atribuídos pelo Clube da Criatividade de Portugal e uma ida a Cannes como vencedora dos Young Lions em filme, em 2014. Mas a sua paixão é ilustrar e, quando foi mãe, a filha inspirou-a a criar o Zoodário , onde, em parceira com a escritora Luísa Ducla Soares, pretende que os mais novos deem os seus primeiros passos na leitura, envolvidos numa das suas temáticas favoritas - os animais. Um livro ilustrado com carinho, que pretende ser a sua rampa de lançamento no mundo maravilhoso da ilustração infantil.