"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Viver dentro de uma morte que não se consuma

Porto Editora publica Rebentar, o novo romance de Rafael Gallo, vencedor do Prémio Literário José Saramago 2022. 

Viver dentro de uma morte que não se consuma. Viver assim durante trinta anos. É longo o processo de esculpir de novo a vida uma vez perdido o molde. Mas Ângela, a protagonista de Rebentar – o premiado romance de estreia de Rafael Gallo que é já o segundo título do autor brasileiro na Porto Editora –, ganha por fim coragem para seguir em frente. Ou, pelo menos, para se libertar da sensação de agrilhoamento e sufoco, de estar a marcar passo desde o desaparecimento do seu filho Felipe, de cinco anos de idade. A memória dos sorrisos infantis tornados uma forma de mágoa, as denúncias e os falsos avistamentos, a angústia e o choro, as idas à morgue e a instituições sociais para reconhecer os meninos de outras mães, a ausência, a culpa autoinfligida, os apelos infrutíferos na rádio e na TV, todo um atlas de lugares perscrutados sem um final feliz. E agora a renúncia a tudo isso. Será ela compreendida? Será ela capaz?

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 4 de outubro de 2023. 

Conheça o livro nas palavras do autor: 

 

SOBRE O LIVRO
Rebentar
«Um filho desaparecido é um filho que morre todos os dias. Nem mesmo nas mitologias mais cruéis há tragédia equivalente; essa dor nenhum deus teve de suportar. Cada noite, ao cair, desaba sobre os pais com o peso renovado da notícia: você perdeu sua criança e ela está naquela escuridão afora, desprotegida. Essa mensagem silenciosa se impregna nas paredes da casa, nos vãos entre os azulejos, nos ponteiros dos relógios e nas páginas dos calendários, nos retratos da família, no chão que se pisa.»
É esta a morte que Ângela tem enfrentado ao longo dos últimos trinta anos, até ao dia em que decide pôr um fim à espera, certa de que o seu filho, Felipe, não retornará à casa que manteve intacta, nem ao quarto da criança que ele já não será. A voz de Rafael Gallo, sempre acutilante, acompanha o sofrimento desta mãe, por vezes num grito ensurdecedor, constante como as ondas que vêm rebentar junto ao pontão onde Ângela tenta afogar a dor, outras vezes num grito tão silencioso como a espera.

Ver primeiras páginas  

Título: Rebentar
Autor: Rafael Gallo
Páginas: 264
PVP: 18,85€ 

SOBRE O AUTOR

Rafael Gallo
Nasceu e vive em São Paulo, no Brasil, onde publicou o romance Rebentar (2015), vencedor do Prémio São Paulo de Literatura, e Réveillon e outros dias (2012), livro de contos vencedor do Prémio Sesc de Literatura. Tem ainda diversos textos em antologias e coletâneas, incluindo publicações em países como França, EUA, Cuba, Equador e Moçambique. Com Dor fantasma, foi laureado vencedor do Prémio Literário José Saramago 2022. 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,369,351