"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

É tempo de aprendermos a ser como os gatos!

Conheça Dez Argumentos para Apagar já as Contas nas Redes Sociais, o livro de Jaron Lanier, a «consciência de Silicon Valley». 

«Quero fazer-te notar uma coisa: muitos, hoje, sabem o teu nome, mas não te chamam pelo nome. Com efeito, o teu nome é conhecido, aparece nas redes sociais, é processado por algoritmos que lhe associam gostos e preferências. Mas tudo isso não interpela a tua singularidade, mas a tua utilidade para pesquisas de mercado», disse o papa Francisco aos jovens nas recentes Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa. Independentemente da idade, enquanto utilizador nunca sentiu que, no fabuloso mundo virtual, «aqui há gato»? É precisamente para isso que nos alerta Jaron Lanier, «o pai» da realidade virtual, no seu novo livro. Dez Argumentos para Apagar já as Contas nas Redes Sociais prova a influência que esta nova forma de nos relacionarmos com os outros e com aquilo que nos rodeia está a ter na transformação do mundo num lugar sombrio e demente.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 4 de outubro de 2023.

Livre-arbítrio, ciberbullying, fake news, manipulação económica, apatia, voyeurismo, assédio, adição e frivolidade são alguns dos perigos apontados pelo autor e dos quais devemos ter plena consciência. A presente obra ensina-nos a sermos como os gatos: a manter a autonomia num mundo em que estamos sob constante vigilância.

SOBRE O LIVRO

Dez Argumentos para Apagar já as Contas nas Redes Sociais
Como era a nossa vida antes das redes sociais? Seremos atualmente capazes de viver sem elas? E se alguém dissesse que, a bem da nossa sobrevivência, devíamos apagá-las a todas JÁ, quem o faria? Em Dez Argumentos para Apagar já as Contas nas Redes Sociais, Jaron Lanier, um insider que continua a agir como a voz da consciência do sistema do qual foi um dos pioneiros, oferece-nos dez poderosas explicações para a necessidade urgente de todos nós deixarmos essas perigosas plataformas online. Num crescendo argumentativo bem construído e fundamentado, Lanier demonstra como as redes sociais trazem à tona o que há de pior nos seres humanos e, com o acordo tácito de milhares de utilizadores ignorantes, nos enganam com ilusões de popularidade e sucesso, distorcendo a noção de verdade, desligando-nos dos outros mesmo quando estamos mais «conectados» do que nunca, tudo para nos roubarem o nosso livre-arbítrio, bombardeando-nos com anúncios direcionados. Num mundo onde estamos sob a vigilância e a estimulação contínuas de algoritmos geridos por algumas das corporações mais poderosas da história da humanidade, que ganham dinheiro a manipular o nosso comportamento, como reconhecer esses perigos? Sem que a exposição da malevolência que governa os modelos de negócios das redes sociais na atualidade o impeça de continuar otimista em relação à tecnologia, Lanier aponta um cenário humanista para o futuro das redes sociais, tendo como valor supremo o bem-estar e o progresso equilibrado do homem.

Ver primeiras páginas  

Título: Dez Argumentos para Apagar já as Contas nas Redes Sociais
Autor: Jaron Lanier
Tradução: José Remelhe
Páginas 160
PVP: 16,65€  

CRÍTICAS 

«Mistura sabedoria profética com uma simplicidade prática… Leitura essencial.»
The New York Times

«O título diz tudo. […] Lanier defende a desvinculação das redes sociais, que promovem o vício […] e, na maioria das vezes, nos fazem sentir pior e com mais medo uns dos outros e do mundo.»
Kirkus Reviews

«Lanier mostra o valor tático de apelar à consciência individual. Face aos seus argumentos sérios, senti uma intensa vergonha pela minha própria presença no Facebook. Atendendo ao seu apelo, apaguei a minha conta.»
The New York Times

«É um dos livros mais otimistas que já li sobre a Internet, porque ousa ter esperança. Profundamente cético em relação ao modelo de negócios que sustenta as redes sociais, Lanier demonstra como estas nos tornaram não consumidores, mas produtos, e que todas as nossas conexões são monitorizadas por terceiros, desconhecidos que recolhem os nossos dados, supervisionam as nossas formas de comunicação e manipulam o nosso comportamento. […] Uma leitura incrivelmente prazerosa e indispensável.»
Zadie Smith, autora de Sinta-se Livre

SOBRE O AUTOR


Jaron Lanier
Nascido em Nova Iorque em 1960, é um moderno «homem do Renascimento»: aos 14 anos, ingressou na universidade para estudar matemática, o que acabaria por levá-lo à programação. Em paralelo, desenvolveu um interesse pela arte, e tornou-se músico, multi-instrumentista e artista gráfico. Considerado o «pai» da Realidade Virtual, concebeu, nos anos 1980, os primeiros produtos comerciais de RV, entre os quais se incluem protótipos de aplicações fundamentais, tais como simulações cirúrgicas. Simultaneamente, é um defensor apaixonado de políticas económicas humanistas sustentáveis em contexto digital, e da liberdade do ser humano. 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,708,228